segunda-feira, 25 de abril de 2011

Oficina dos Artesãos

Introdução
A Oficina dos Artesãos é uma atividade localizada na parte sul de Faladore (próximo a entrada da Guilda de mineração) que oferece aos jogadores uma forma mais rápida de treinamento da habilidade metalurgia sem nenhum lucro com isso. É um local com várias atividades que podem ser desempenhadas de acordo com o nível de metalurgia do jogador e onde jogadores não membros (com restrições) e membros podem treinar. Foi lançada recentemente no dia 8 de março de 2011.

A fornalha central da Oficina dos Artesãos
Layout da oficina
Mapa geral da oficina
A oficina é composta pela parte superior e parte subterrânea. Na parte superior é possível obter informações gerais com alguns NPCs anões e onde se localiza a fornalha e onde é possível fazer as atividades "Espada cerimonial" e "Armadura Funerária". No andar subterrâneo é possível encontrar as atividades "Trilho de vagonete" e "Manutenção de Canhão". Também é possível encontrar o anão Elof que é responsável pelas recompensas da atividade.

Parte superior
Fornalha
Todos as quatros atividades dentro da oficina somente podem ser feitas com lingotes feitos por essa fornalha. Barras normais não poderão ser usadas nessa atividade. Para facilitar, a fornalha permite que o jogador estoque até 4.000 minérios de cada metal e até 8.000 minérios de carvão. Para jogadores F2P apenas é possível criar barras de ferro a aço de série I a III, enquanto que jogadores P2P podem fazer todas as barras. Entre as barras possíveis de serem feitas estão:

Lingote de ferro série I
Minérios: 1 minério de ferro

Lingote de ferro série II
Minérios: 9 minérios de ferro

Lingote de ferro série III
Minérios: 12 minérios de ferro

Lingote de ferro série IV (membros)
Minérios: 75 minérios de ferro

Lingote de aço série I
Minérios: 1 minério de ferro, 2 minérios de carvão

Lingote de aço série II
Minérios: 4 minérios de ferro, 7 minérios de carvão

Lingote de aço série III
Minérios: 9 minérios de ferro, 17 minérios de carvão

Lingote de aço série IV (membros)
Minérios: 40 minérios de ferro, 80 minérios de carvão

Lingote de mithril série I (membros)
Minérios: 1 minério de mithril, 4 minérios de carvão

Lingote de mithril série II (membros)
Minérios: 3 minérios de mithril, 12 minérios de carvão

Lingote de mithril série III (membros)
Minérios: 6 minérios de mithril, 24 minérios de carvão

Lingote de mithril série IV (membros)
Minérios: 30 minérios de mithril, 120 minérios de carvão

Lingote de adamantio série I (membros)
Minérios: 1 minério de adamantio, 6 minérios de carvão

Lingote de adamantio série II (membros)
Minérios: 3 minérios de adamantio, 14 minérios de carvão

Lingote de adamantio série III (membros)
Minérios: 4 minérios de adamantio, 22 minérios de carvão

Lingote de adamantio série IV (membros)
Minérios: 25 minérios de adamantio, 150 minérios de carvão

Lingote de runita série I (membros)
Minérios: 1 minério de runita, 8 minérios de carvão

Lingote de runita série II (membros)
Minérios: 2 minérios de runita, 16 minérios de carvão

Lingote de runita série III (membros)
Minérios: 4 minérios de runita, 30 minérios de carvão

Lingote de runita série IV (membros)
Minérios: 18 minérios de runita, 144 minérios de carvão



Espada cerimonial (membros)
São espadas fabricadas por forjadores com lvl. superior a 70 em metalurgia. Forjadores podem criar armas cerimoniais de ferro, aço, mithril, adamantio e runita sendo necessário uma barra de série IV para forjá-la.Também é necessário martelo e pinça para fazer o trabalho. Quanto melhor o trabalho e o metal, melhor é a experiência obtida.

Lingote de ferro série IV
Minérios: 75 minérios de ferro
Nível requerido para fabricação: 70
Experiência por espada perfeita: 3.242 xp
Experiência obtida com os mesmos minérios fora da atividade: 2.812,5 xp

Lingote de aço série IV
Minérios: 40 minérios de ferro, 80 minérios de carvão
Nível requerido para fabricação: 75
Experiência por espada perfeita: 4.538 xp
Experiência obtida com os mesmos minérios fora da atividade: 2.200 xp

Lingote de mithril série IV
Minérios: 30 minérios de mithril, 120 minérios de carvão
Nível requerido para fabricação: 80
Experiência por espada perfeita: 5.446 xp
Experiência obtida com os mesmos minérios fora da atividade: 2.400 xp

Lingote de adamantio série IV
Minérios: 25 minérios de adamantio, 150 minérios de carvão
Nível requerido para fabricação: 85
Experiência por espada perfeita: 6.873 xp
Experiência obtida com os mesmos minérios fora da atividade: 2500 xp

Lingote de runita série IV
Minérios: 18 minérios de runita, 144 minérios de carvão
Nível requerido para fabricação: 90
Experiência por espada perfeita: 8.558 xp
Experiência obtida com os mesmos minérios fora da atividade: 2.250 xp

Obs: No cálculo para saber a experiência obtida fora da atividade, já estão inclusos os pontos para forjar a barra e para a fabricação de um objeto.

Ao obter uma barra série IV, use-a numa das fornalhas para esquentar. Após isso retire a barra da fornalha clique nela para iniciar o trabalho.

Interface da espada cerimonial
Ao clicar sobre a bigorna, irá aparecer uma tela de trabalho. No topo da tela estará o projeto da espada que o jogador deverá seguir. No lado superior esquerdo irá aparecer o contador de espera que determina o tempo para a forja da espada. No lado inferior esquerdo está o nível de força aplicada na espada que irá variar de cuidadoso, suave, médio e forte. Por último, no lado inferior direito está a interface de criação da espada que tem pequenos ícones em formato de martelo que devem ser usados para fabricar a arma.

Forte
Nível de amasso: 0-5 (normalmente 3)
Retira 1 ponto do tempo de espera

Médio
Nível de amasso: 0-3 (normalmente 2)
Retira 1 ponto do tempo de espera

Suave
Nível de amasso: 0-2 (normalmente 1)
Retira 1 ponto do tempo de espera

Cuidadoso
Nível de amasso: Sempre 1
Retira 2 pontos do tempo de espera

Nesta atividade, quanto maior for o lvl. de metalurgia do jogador, maior será a chance de acerto nos amassos da espada e, logo, maior serão as chances de atingir a pontuação perfeita. O jogador também deve tomar o cuidado de não bater a lâmina a ponto de que um lado dela fique superior a 6. (exceto na ponta da lâmina) Caso contrário a espada se quebra e o jogador não ganhará nenhum ponto de experiência Ao terminar os pontos de espera, o jogador deve levar a espada para Egil ou Abel. Eles avaliarão a espada e darão a experiência de acordo com a porcentagem de semelhança obtida na forja.

As fornalhas onde as barras série IV são aquecidas

Armadura funerária
Essa atividade fica na parte frontal da fornalha central. Lá está o anão Suak gritando e informando como a armadura deve ser feita. Ao entrar nessa área irá aparecer no canto superior esquerdo da tela a parte da armadura em questão que Suak deseja que seja feita. Ao seguir as ordem de Suak, o jogador ganha +10% de experiência em metalurgia por cada armadura forjada. O jogador poderá forjar partes de armadura de ferro, aço, mithril (membros), adamantio (membros) e runita (membros) nas séries I (armadura funerária de minerador), série II (armadura funerária de guerreiro) e série III. (armadura funerária de ferreiros)



Armadura série I ferro
Nível necessário: 30
Experiência: 101 xp

Armadura série II ferro
Nível necessário: 30
Experiência: 202 xp

Armadura série III ferro
Nível necessário: 30
Experiência: 240 xp

Armadura série I aço
Nível necessário: 45
Experiência: 131 xp

Armadura série II aço
Nível necessário: 45
Experiência: 253 xp

Armadura série III aço
Nível necessário: 45
Experiência: 354xp

Armadura série I mithril (membros)
Nível necessário: 60
Experiência: 164 xp

Armadura série II mithril (membros)
Nível necessário: 60
Experiência: 316 xp

Armadura série III mithril (membros)
Nível necessário: 60
Experiência: 404 xp

Armadura série I adamantio (membros)
Nível necessário: 75
Experiência: 278 xp

Armadura série II adamantio (membros)
Nível necessário: 75
Experiência: 455 xp

Armadura série III adamantio (membros)
Nível necessário: 75
Experiência: 568 xp

Armadura série I runita (membros)
Nível necessário: 90
Experiência: 505 xp

Armadura série II runita (membros)
Nível necessário: 90
Experiência: 631 xp

Armadura série III runita (membros)
Nível necessário: 90
Experiência: 758 xp

Para começar essa atividade, o jogador deverá escolher a série de metal que vai ser utilizada. Depois, é necessário clicar na bigorna e escolher o tipo de armadura a ser forjada. Preferencialmente, escolha aquela que Suaf está pedindo naquele momento (é ganho +10% de experiência ao cumprir suas ordens). O tempo mínimo para que a parte da armadura seja feita é de 9 segundos, sendo possível fazer até 6-7 peças de armadura consecutivas por ordem. Jogadores também podem usar o martelo de argila sagrada para dobrar os pontos de experiência ganhos.
Ao terminar o número de barras na mochila, é possível jogar as armaduras em um buraco próximo às bigornas e começar o processo novamente. Nessa atividade, o jogador deverá ter um senso de qual série de metal utilizar pois cada um irá causar um custo/benefício diferente ao jogador.

Parte subterrânea
Trilhos de vagonete
Essa atividade é recomendada a jogadores iniciantes com lvl. inferior a 30 e em metalurgia. Nessa atividade, o jogador deve construir peças de trilhos para construir novas partes. O jogador poderá pegar os metais série I de bronze, ferro e aço (membros) nas caixas próximas da atividade gratuitamente. Entre eles estão: 


Trilhos de bronze 
Nível necessário: 1
Experiência: 1,4 xp


Placa de base de bronze
Nível necessário: 2
Experiência: 1,4 xp


Pregos de bronze
Nível necessário: 5
Experiência: 1,4 xp


Encaixes de bronze
Nível necessário: 8
Experiência: 1,4 xp


Dormentes de bronze
Nível necessário: 11
Experiência: 1,4 xp


Trilhos de ferro
Nível necessário: 15
Experiência: 5,1 xp


Placa de base de ferro
Nível necessário: 19
Experiência: 5,1 xp


Pregos de ferro
Nível necessário: 24
Experiência: 5,1 xp


Encaixes de ferro
Nível necessário: 29
Experiência: 5,1 xp

Dormentes de ferro
Nível necessário: 34
Experiência: 5,1 xp

Trilhos de aço (membros)
Nível necessário: 39
Experiência: 8,8 xp

Placa de base de aço (membros)
Nível necessário: 44
Experiência: 8,8 xp

Pregos de aço (membros)
Nível necessário: 49
Experiência: 8,8 xp

Encaixes de aço (membros)
Nível necessário: 54
Experiência: 8,8 xp

Dormentes de aço (membros)
Nível necessário: 59
Experiência: 8,8 xp

Após forjados, os itens precisam ser combinados para que seja fabricado um trilho. A cada peça unida, 20% do trabalho é concluído. Jogadores devem tentar criar ferrovias 100% pois ao colocar na mina, eles oferecem bônus de pontos de experiência. Abaixo o processo de fabricação da ferrovia:

Bronze
Ferrovia de bronze (40%)
Nível requerido: 3
Experiência: 6 xp
Necessita de um trilho de bronze mais uma placa de base de bronze.


Ferrovia de bronze (60%)
Nível requerido: 6
Experiência: 7 xp
Necessita de uma ferrovia de bronze (40%) mais pregos de bronze.


Ferrovia de bronze (80%)
Nível requerido: 9
Experiência: 9 xp
Necessita de uma ferrovia de bronze (60%) mais encaixes de bronze.


Ferrovia de bronze (100%)
Nível requerido: 12
Experiência: 10 xp
Necessita de uma ferrovia de bronze (80%) mais dormentes de bronze.


Ferro
Ferrovia de ferro (40%)
Nível requerido: 20
Experiência: 10 xp
Necessita de um trilho de ferro mais uma placa de base de ferro.


Ferrovia de ferro (60%)
Nível requerido: 25
Experiência: 11 xp
Necessita de uma ferrovia de ferro (40%) mais pregos de ferro.


Ferrovia de ferro (80%)
Nível requerido: 30
Experiência: 12 xp
Necessita de uma ferrovia de ferro (60%) mais encaixes de ferro.

Ferrovia de ferro (100%)
Nível requerido: 35
Experiência: 13 xp
Necessita de uma ferrovia de ferro (80%) mais dormentes de ferro.

Aço (membros)
Ferrovia de aço (40%)
Nível requerido: 45
Experiência: 13 xp
Necessita de um trilho de aço mais uma placa de base de aço.

Ferrovia de aço (60%)
Nível requerido: 50
Experiência: 16 xp
Necessita de uma ferrovia de aço (40%) mais pregos de aço.


Ferrovia de aço (80%)
Nível requerido: 55
Experiência: 22 xp
Necessita de uma ferrovia de aço (60%) mais encaixes de aço.


Ferrovia de aço (100%)
Nível requerido: 60
Experiência: 25 xp
Necessita de uma ferrovia de aço (80%) mais dormentes de aço.


Como informado anteriormente, a ferrovia completa oferece pontos adicionais em metalurgia (se o jogador usá-los na cavernas). Jogadores que não tem o nível requerido para fazer trilhos completos podem criar trilhos parciais e depois jogá-los nos vagonetes para que depois os anões continuem com o restante. Por último, ao sairem, os jogadores devem deixar todas as peças fabricadas ou as barras obtidas.


Um jogador fazendo a atividade "Trilhos de vagonete"
Manutenção de canhão (membros)
Outra atividade presente no subterrâneo da oficina, é requerido lvl. 62 ou mais em metalurgia para ser feito. Para iniciar a atividade, é necessário falar com Isak para obter as informações iniciais sobre o conserto de um canhão. É necessário ter na mochila um martelo, um molde de roda dentada, um molde de tubo e um molde de bala de canhão de teste (todos encontrados na mesa perto das fornalhas) além de 2-12 barras de aço série II. O processo de conserto de canhão é composto por:
Um jogador fazendo a atividade "Manutenção de canhão"

Consertar base de canhão:

  • Pegue a base de canhão perto da mesa de Isak e retire do interior dela 10 rodas quebradas; 
  • Use as rodas na bigorna tendo o molde de roda dentada em mãos. Caso, algume se quebre durante a forja, será necessário usar uma das barras série II na mochila para fazer novas; 
  • Após consertadas coloque as rodas de volta na base e coloque a base no centro da sala.

Consertar suporte de canhão:

  • Pegue o suporte na mesa perto de Isak e retire do interior três tubos quebrados;
  • Use os tubos quebrados na fornalha tendo o molde de tubo na mochila;
  • Após consertados, coloque os tubos de volta no suporte e coloque o suporte junto a base do canhão;
Consertar cano de canhão:
  • Retire o cano de canhão da mesa;
  • Use-o na bigorna para que ele volte a forma normal. Será necessário forjá-los algumas vezes na bigorna para que ele volte a ficar novo;
  • Após consertado, coloque o cano de canhão junto a base e o suporte.
Consertar fornalha de canhão:
  • Pegue a fornalha na mesa e retire do interior uma caixa de fusíveis e uma pederneira;
  • Conserte a caixa de fusíveis e a pederneira;
  • Coloque pólvora na caixa de fusíveis. A pólvora está nos barris entre as fornalhas e o funileiro;
  • Coloque os dois itens de volta na fornalha de canhão;
  • Coloque a fornalha de canhão junto a base, o suporte e o cano de canhão.
Testar fogo
  • Use alguns lingotes de aço para forjar 8 bolas de canhão de teste;
  • Use as bolas no canhão para iniciar os testes.
Após consertado e testado, o jogador irá ganhar 3.846 xp em metalurgia e +0,33% de respeito entre os jogadores.

Diversões

  • Conserto de peças: Toda a oficina é uma grande máquina com um funileiro no meio, onde é possível que peças quebrem e onde jogadores atentos podem ganhar experiência com isso. Segundo o Runewikia americano, é necessário lvl. 50 para realizar essa operação enquanto que a experiência é baseada no nível de metalurgia atual do jogador *  2. (para jogadores que obteram a recompensa "Estudante mestre" obtem 2 * lvl. de metalurgia + 50 xp) 
  • Armaduras incorporadas: Será normal observar em alguns momentos, as armaduras ganharem vida ao serem incorporadas por espíritos de anões mortos. Não são agressivas, mas se defendem caso o jogador comece a batalha. Uma armadura é incorporada toda vez que todas as 6 armaduras estejam nas paredes. Ao derrotá-la, o jogador obtem +0,10% de respeito.
  • Espada cerimonial de bronze: É necessário ter lvl. 20 em metalurgia para realizar essa aividade. Ocasionalmente, Aksel poderá pedir ao jogador que faça uma espada cerimonial de bronze para um cliente especial. O jogador deve ter um espaço aberto na mochila para que Aksel peça isso. A recompensa irá variar de acordo com o nível de metalurgia. Para aqueles com valor inferior a 100%, a experiência é rateada. Para jogadores que obtiveram 90% ou mais é dado um diamante. Para jogadores que obtiveram 100% é ganho o lvl. de metalurgia atual do jogador * 5. 
Esses fatos podem ocorrer ocasionalmente durante o tempo em que o jogador estiver treinando na oficina.

Recompensas
As recompensas irão variar de acordo com o respeito obtido na oficina. O respeito é obtido ao obter experiência dentro da oficina e ao fazer diversões ocasionais. Jogadores ganham 1% de respeito a cada 10k de experiência obtida em metalurgia. Entre as recompensas estão:

Consertos rápidos
Custo de respeito: 5%
Reparar os tubos quebrados na área das fornalhas de espada cerimonial se torna 50% mais rápido.

Experts em consertos 
Custo de respeito: 15%
Reparar os tubos quebrados na área das fornalhas de espada cerimonial se torna mais rápido além de garantir +10% ( ou + 50 xp) de experiência no conserto de tubos.

Aprendiz esperto
Custo de respeito: 20%
Jogadores ganham +2% de experiência em metalurgia ao criar peças de armadura funerária.

Estudante talentoso (membros)
Custo de respeito: 40%
Jogadores ganham +2% de experiência em metalurgia ao criar peças de armadura funerária. Esse adicional é acumulado aos +2% da recompensa "Aprendiz esperto" totalizando +4%. Requer que a recompensa "Aprendiz esperto" esteja desbloqueada.

Estudante mestre (membros)
Custo de respeito: 60%
Jogadores ganham +1% de experiência em metalurgia ao criar peças de armadura funerária. Esse adicional é acumulado aos +2% da recompensa "Aprendiz esperto" e +2% da recompensa "Estudante talentoso" totalizando +5%. Requer que as recompensas "Aprendiz esperto" e "Estudante talentoso" estejam desbloqueadas.

Projeto de espada cerimonial I - IV (membros)
Custo de respeito: 30% cada
O jogador obtem 5 projetos de espadas cerimoniais. Caso obtenha uma versão perfeita do projeto (com o metal de sua escolha), o jogador poderá ficar com a espada.


Canhão dourado (membros)
Custo de respeito: 50%
O jogador poderá transformar seu multicanhão dos anões em um canhão dourado. Essa recompensa apenas oferece um efeito estético ao canhão, não dando efeitos de combate sobre ele. O jogador poderá transformar o seu canhão de volta a qualquer momento. As partes do canhão dourado não podem ser trocadas/vendidas.


Canhão brilhante (membros)
Custo de respeito: 100%
Transforma um canhão dourado em um canhão dourado e com jóias incrustadas nele. Essa recompensa apenas oferece um efeito estético ao canhão, não dando efeitos de combate sobre ele. É requerido a recompensa "Canhão dourado" desbloqueado para obter essa recompensa. O jogador poderá transformar o seu canhão de volta a qualquer momento. As partes do canhão brilhante não podem ser trocadas/vendidas.

Fontes:
Runewikia (americano)
Guia do Jogo Runescape


Imagens
Runewikia
Guia do Jogo Runescape