quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Atualizações gráficas e de áudio - Atualização 09/08/2011

Dia 09/08/2011, ocorre a primeira atualização no jogo para este mês, onde o Mercado Geral e Fronteiriça sofreram mudanças.

Mercado Geral


O Mercado Geral, um dos locais mais conhecidos de Runescape, sofreu mudanças. Para tornar o local mais fácil de se usar, o Mercado Geral foi descentralizado e agora passa a ter quatro tendas laterais (cada um com os bancários e balconistas) divididas de forma a dispersar a grande multidão que se fixava no centro. Com isso, o Mercado Geral passou a ter uma área central no formato de jardim, onde jogadores poderão estabelecer relações de troca, vender mercadorias, pedir assistência e também bater um papo com os amigos.
Imagem no mapa do antigo M.G.

Imagem no mapa do atual M.G.
Fronteiriça

O centro de Fronteiriça com a nova atualização
Outro local que sofreu alteração foi a cidade de Fronteiriça, que teve uma mudança no visual. assim como ocorreu com Vila Draynor. A região ganhou uma nova atmosfera com a implantação de uma nova iluminação e ajustes assim como as melhorias efetuadas em árvores, ruínas e telhados.

Melhorias no áudio

Novos efeitos sonoros foram lançados em feitiços tanto nos feitiços de magia elemental quanto nos feitiços antigos. Novos efeitos sonoros também foram lançados em circuitos de agilidade. Além disso, mais locais foram colocados nessa "atualização sonora" como o pântano de Moritânia, Misthalin e Asgarnia.

Por último 

Novos NPCs foram colocados circulando no jogo. Entre eles está o trio de lutadores da missão "Três não é demais". Além disso, finalmente saiu a versão portuguesa do Manual de Jogo da Fortaleza dos Clãs.


Fontes:

Imagens:
Runescapewiki (inglês)
RuneHQ


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Batidores - Agosto

Introdução

Nos bastidores desse mês, a Jagex vai continuar com o trabalho de atualização e melhorias dos objetos presentes no jogo, além de colocar mais uma missão no jogo e que dará continuidade a série de saga dos Myreque. Entre as promessas para este mês estão:

Novo Mercado Geral e Fronteiriça

Depois de várias áreas sofrerem alterações chegou a vez do Mercado Geral e Fronteiriça. Para este mês, o Mercado Geral deixará uma construção única e no lugar surgirá quatro tendas diferentes divididas de forma que em cada uma, haverá opções para atividades diferentes. Nas tendas, será possível conversar, encontrar e anunciar as mercadorias que os jogadores querem vender. Haverá também a reformulação das entradas para o Mercado Geral.
Em Fronteiriça, o local irá receber uma nova melhoria nos gráficos assim como ocorreu com vila Draynor. Uma nova iluminação, novos telhados e ambiente farão parte da atualização.

Ramos de Darkmeyer (membros)

Neste mês, uma nova missão será adicionada a série de missões dos Myreque. Em "Ramos de Darkmeyer", Vanstrom receberá a tarefa de eliminar os Myreque de uma vez por todas. Para acabar com isso, nessa missão, o jogador irá acessar a cidade de Darkmeyer, lar dos vampiros, onde o jogador iniciar uma caça à Árvore de Madeira Bolha. Temida até pelo próprio Drakan, foi construída uma proteção ao redor dela e será tarefa do jogador infiltrá-la e criar armas a partir da madeira dessa árvore.
Para os jogadores que gostam de caçar vampiros, há a chance de ganhar o status de virolorde. Se sair vivo, além do status, o jogador ganhará um novo equipamento de caça vampiros e até um objeto que permite o teleporte por Moritânia e Catacumbas.


Requisitos da missão:
  • lvl. 76 em corte de lenha;
  • lvl. 70 em arco e flecha;
  • lvl. 67 em extermínio;
  • lvl. 64 em artesanato;
  • lvl. 63 em agricultura;
  • lvl. 63 em agilidade;
  • Ter completado a missão "O legado do vidente";
  • Ter completado a missão "A missão das lendas".
Melhorias na Travessia do Templo

Neste mês, a atividade "Travessia do Templo" vai sofrer alterações que tornarão a jogabilidade melhor. A partir da atualização, os aliados que você escolher, irão gradualmente aumentar a sua experiência e conseguir se defender melhor. Com isso, o que era uma dor de cabeça, na hora de passar as criaturas no pântano, se tornará uma ajuda a mais. Será adicionada opções como comer, negociar, caçar criaturas e até aperfeiçoar habilidades. 
Além disso, a jogabilidade das trilhas ficaram mais simplificadas e as recompensas, que antes eram aleatórias, podem ser agora escolhidas pelo jogador.

Recompensas adicionais em mini jogos

Novas recompensas serão adicionadas em vários mini jogos ao redor do jogo. Entre as recompensas que  logo podem ser obtidas estão:
Armadura da túnica de artesão rúnico mestre
  • TzRed Jad: Um animal de estimação que requer lvl. 99 em evocação, lvl. 99 em exterminio, 100 pontos de dedicação e mais uma capa do fogo;
  • Túnicas de artesão rúnico mestre que se usadas irão oferecer maior xp em criação de runas. Será obtida no Grande Projeto Orbe;
  • Novos feitiços na Fazenda Vil aqui incluindo novos teleportes, acesso a novos terrenos e a habilidade de adicionar feitiços não lunares específicos ao livro de feitiços lunar.
A seguir recompensas que demorarão mais para serem lançadas, mas que os jogadores já poderão acumular pontos para adquirí-las:
  • Armadura híbrida com lvl. 85 em defesa que será obtida em vários minijogos;
  • Equipamento de necromante que oferecem bônus de oração. Será obtida nas Sombras de Mort'ton;
  • Cajado da Caveira. Somente apresenta recursos estéticos. Será obtido nas Sombras de Mort'ton;
  • Mantas sombrias. Fornecerá aumento constante de xp em roubo. Será obtida em Pilhagem à Pirâmide.
Por último...

... mas não menos importante,  a Jagex irá fazer uma macro alteração na parte dos sons de agilidade e magia além dos sons atmosféricos ao redor de Runescape. Nos sons atmosféricos, a atualização vai abranger pântanos, masmorras, porões, zonas tropicais, ilhas, selvas e largas faixas de Misthalin e Asgarnia.

Fontes:

Imagens:
Lista de notícias/Bastidores-Agosto


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Fortaleza dos Clãs - Conhecimentos básicos



Imagem do website após o lançamento da Fortaleza dos Clãs
A última atualização para Runescape neste mês foi lançada: a Fortaleza dos Clãs. A Fortaleza dos Clãs é um local com grande capacidade de personalização e realização de vários tipos de eventos que podem ser criados por um clã.

Início

Para iniciar, é necessário falar com Avalani no Acampamento dos Clãs para que se inicie um ritual de união do clã com a fortaleza. Para realizar o ritual será necessário pelo menos 5 jogadores de um clã e que sejam membros. Após o ritual jogadores poderão acessá-la através do portal presente no Acampamento dos Clãs. Jogadores F2P (mesmo sendo membros de um clã que tenha uma fortaleza) não terão acesso a esse recurso e por enquanto a Fortaleza está limitada a apenas os servidores ingleses.
Ao entrar na fortaleza, os jogadores irão notar que ela estará enfeitada com a insígnia e as cores do clã. Ao abrir a tela da cidadela (que fica no lugar do Mapa Geral) você poderá ver pontos de teleporte simbolizados com a letra "T". Ao clicar sobre eles, o jogador será teleportado para o local pretendido.
Se em algum momento, o clã estiver com menos de 4 jogadores, a Fortaleza se torna inacessível até o momento em que o número mínimo exigido de 5 jogadores seja cumprido.

Período probatório

Jogadores do clã deverão ter um período probatório que deverão aguardar para participar na contribuição dos recursos sendo que esse período é 1 semana. Os jogadores que estiverem nesse status poderão verificar o tempo probatório na fortaleza. A exceção para essa regra ocorre:

  • Se o jogador foi um dos cinco que participaram do ritual feito por Avalani. Esse jogador ganhará poderes integrais e não terá de passar pelo período probatório;
  • Se o jogador afiliou-se ao clã no espaço de 1 mês desde a criação da fortaleza do clã em questão. Jogadores que entraram no clã nesse período não terão de passar pelo período probatório.
Mantendo e aperfeiçoando a fortaleza

A fortaleza é um ótimo local para encontro com membros do seu clã, mas também é um local que gera compromissos e obrigações que devem ser divididas entre os membros do clã. Com base nisso, a fortaleza apresenta um custo de manutenção semanal que deve ser satisfeito (caso contrário a fortaleza irá decair e é possível até perder classes). Não é necessário moedas para manutenção e sim esforços por parte dos membros para gerar recursos que gerem a manutenção dos itens construídos.
Vários lotes de habilidade podem ser construídos a partir do uso do mapa geral da fortaleza. Ali os recursos podem ser acumulados para que depois possam ser usados na criação de itens melhores e que darão maior destaque a fortaleza. Não há requerimentos ou itens específicos que sejam usados nesses lotes de habilidades. Para aqueles que conseguirem administrar a fortaleza, há opções de aperfeiçoamento da fortaleza em até sete classes. O clã terá acesso a uma área mais vasta com locais melhores, melhores lotes de habilidade, maior poder de customização, mas também isso aumentará o custo de manutenção semanal.

Ilha da fortaleza dos clãs na classe 1.
Ponto azul = Campo de batalha
Ponto lilás = Quadro de avisos
Ponto roxo = Bandeira do clã
Ponto vermelho = Barraca
Ponto amarelo = Portal
Acima está um exemplo de uma ilha de fortaleza que pode ser customizada. Quanto maior a classe da fortaleza maior é o nível de customização.

Interface do mapa

Ao abrir a interface do mapa (localizado no lugar do mapa geral), o jogador poderá acessar uma série de opções e analisar o atual layout (formato da ilha) usado pelo clã. A explicação será divida entre o lado esquerdo e direito do mapa.
Características da  interface
Direita:

  1. Na parte superior esquerda há o tempo para a próxima construção da fortaleza (build tick). Nessa figura falta 6 dias, 1 hora e 1 minuto;
  2. Na parte superior direita há um contador indicando o número de membros atualmente no clã. Nessa figura, o mapa indica 1 pessoa;
  3. Abaixo do tempo de construção da fortaleza (build tick), há o icone do mapa geral do Runescape que pode ser acessado;
  4. Ao lado direito do ícone do mapa geral, há as informações do mapa na semana atual e como clã pretende deixá-lo na semana seguinte. Basta clicar nos botões para verificar a alteração de layouts;
  5. Na parte central há o formato atual da ilha (layout). Dentro desse formato, há botões com a letra "T" espalhados que permitem um teleporte para a área desejada. Isso oferece um acesso mais rápido a diversas áreas da ilha.
Esquerda:
  1. Na parte superior há uma série de opções que permitem diversas ações sendo que algumas somente podem ser feitas por pessoas que tem um status apropriado de configuração. Ao abrir o mapa. automaticamente irá abrir a opção da interface do mapa (com o ícone da casa vermelha) que oferece os tipos de layouts disponíveis. Posteriormente será falado das outras opções;
  2. Na parte superior direita e abaixo da série de opções, há os botões de mudança do tempo. Ali, o jogador pode escolher entre um cenário de dia (ícone do sol) e noite (ícone da lua);
  3. Na parte central há a opção de escolha entre layouts da ilha. Nessa figura há quatro formatos diferentes de layouts acessíveis. Abaixo há a opção de "Selecionar layout/Select layout" ou "Reverter/Revert".
Interface geral de um mapa classe 1
É bom observar que a alteração do layout apenas muda a localização das construções e o formato da ilha. A alteração não irá acrescentar ou diminuir o número de bem-feitorias feitas pelo clã. Como informado antes, as alterações de layout ou de clima (dia e noite) somente terão efeito após o próximo tempo de construção (build tick) programado. 

Interface de construção

A interface de construção é a segunda a aparecer da esquerda para direita e é marcada por um ícone de três casas com telhado vermelho. Aqui, os jogadores do clã (aqueles com certo grau de autorização) podem realizar a solicitação de melhorias (upgrades), analisar as estruturas que podem sofrer deterioração (downgrade) e verificar a lista de estruturas que necessitam de manutenção (upkeep). O item e a quantidade deles também é mostrada aqui. A explicação será dividida entre os lados direito e esquerdo como foi feito na interface acima.

Características da interface
Direita:
  1. Na parte superior direita, há o tempo para a próxima construção da fortaleza (build tick). Na figura abaixo está sendo registrado 6 dias e 53 minutos;
  2. Na parte superior esquerda há o contador indicando o número de membros atualmente no clã. Na figura abaixo está sendo registrado 1 pessoa;
  3. Abaixo do tempo de construção, há duas setas em que uma indica a direita e outra indica a esquerda. Elas funcionam como alternador entre as páginas das estruturas/lotes que serão construídas/melhoradas. A seta abaixo do contador fecha a página atual e retorna ao layout estabelecido pelo clã (mapa geral).
  4. Na parte central, há informações sobre os recursos necessários e a quantidade de cada um deles para que seja paga a manutenção (upkeep) ou que seja feita as melhorias (upgrade). Para jogadores com alto nível no clã, é possível acessar os botões "Buy/Comprar" e "Cancel/Cancel". A opção comprar permite que uma ação seja feita no próximo período de construção/build tick e a opção cancelar permite que uma ordem seja cancelada até o período próximo da construção. Por último no lado direito da parte central, há opções que permitem a verificação de algumas páginas. Entre elas está:
    • Manutenção/Upkeep: Simbolizada pelo botão "$" na imagem, aqui é possível verificar o número de estruturas e lotes de habilidades que precisarão de manutenção e a quantidade de cada item. É necessário que o clã consiga reunir os recursos para que a estrutura não deteriore no próximo período de construção;
    • Melhoria/Upgrade: Simbolizada pela seta para cima na imagem, aqui é possível aperfeiçoar lotes de habilidade ou construções dentro da ilha. Por período de construção/build tick, é possível melhorar até 4 construções diferentes sendo possivel melhorar até 2 lotes de habilidade e outras duas construções. Na figura abaixo, para obter o lote de habilidade "Firemaking Kiln classe 1" será necessário 300 timbers e 500 stones;
    • Deterioração/Downgrade: Simbolizada pela seta para baixo, aqui é possível analisar as estruturas ou lotes de habilidades que correm risco de perder classe caso não seja obtido o número estabelecido de recursos;
    • Informação: Simbolizado pela letra "i", é um botão que dá acesso a job list. A job list ou lista de trabalho é uma série de itens que serão construídos pelo clã.  Ali é possível verificar a porcentagem cumprida e o número de recursos que faltam para obter aquela estrutura.  
Esquerda:
  1. Na parte superior há a barra de opções disponíveis de alteração e configuração. A interface de construção é a segunda da esquerda para a direita sendo simbolizada por três casas com telhado vermelho;
  2. Na parte central, há detalhes sobre as estruturas ou lotes de habilidades que podem ser construídas ou melhoradas. Ao selecionar um deles, abrirá a parte direita da interface com as informações sobre o objeto selecionado;
Interface de construção aberta
É bom observar que as mudanças de classe de uma estrutura ou lote de habilidade deve ser igual ou menor ao da Citadel/Fortaleza. Por exemplo não é possível construir um lote de habilidade classe 6 se a fortaleza tem apenas classe 5.

Interface de customização

A interface de customização é simbolizada pelo ícone da "chave inglesa" e nela jogadores poderão inserir dentro da ilha objetos específicas em um local ou ainda aperfeiçoar aquele objeto dando maior efeito estético a fortaleza. Cada objeto específico exigirá um número de recursos a ser construídos e quanto mais complexo for o objeto, maior será a quantidade de recursos necessários. Como nas outras interfaces, a explicação será dividida entre as áreas esquerda e direita.

Características da interface

Direita:

  1. Na parte superior esquerda está o tempo restante para a próxima construção (build tick). Na figura abaixo, está indicando que falta 6 dias e 53 minutos para a próxima construção;
  2. Na parte superior direita está o contador de pessoas atualmente no clã. Na figura abaixo, está indicando que há 1 pessoa no clã;
  3. Abaixo do próximo período de construção, irá aparecer o nome do item escolhido na parte esquerda da interface;
  4. Abaixo do nome, há uma barra em que há 3 tipos de customização: a básica, média e a grandiosa. Quanto maior o nível de customização, maior é o número de recursos necessários para construí-lo. Na figura abaixo foi escolhido a opção média do item "Combat Pillar".
  5. Na parte central irá aparecer a quantidade necessária para aquele item. Para objetos mais complexos, jogadores terão de combinar várias partes para chegar a um objeto final que será construído no próximo período de construção/build tick. Após selecionado o item, irá aparecer o total de recursos necessárias e o botão para a ordem de compra. Na figura abaixo aparece a informação de que o jogador selecionou o item "Combat Pillar" nível médio que custa 10000 stones e 2000 metal bars. O total por ser de um única parte é igual a quantidade do item.
Esquerda:
  1. Na parte superior aparece a barra de opções disponíveis de configuração e alteração. A interface de customização é a terceira da esquerda para a direita e é simbolizada pelo ícone da chave inglesa;
  2. Abaixo da barra de opções, aparece os botões com os espaços "1", "2" e "3". A cada semana é possível realizar apenas 3 customizações diferentes sendo que o jogador deverá solicitar cada customização em um espaço diferente. Na figura abaixo está sendo solicitada a customização no espaço 2.
  3. Na parte central da interface irá aparecer os itens que podem ser construídos em um ponto da ilha. Na figura do mapa da ilha é possível encontrar vários pontos de customização/ hotspots (no mapa são pontos vermelhos) onde é possível inserir um novo objeto. De acordo com a localização do ponto de customização no mapa, o jogador poderá escolher entre algumas opções disponíveis de objetos. Na figura abaixo, o jogador poderá escolher entre os itens "Combat Pillar", "Combat Statue" e " Weapon Rack". 
Interface de customização aberta

Interface de recursos

A interface de recursos é a área onde o jogador pode verificar se a contribuição está ocorrendo de maneira correta e se os recursos podem pagar os custos de manutenção, os custos de melhoria/upgrade e se há o risco de perder itens por excesso de coleta. A explicação como nas outras interfaces, será dividida em esquerda e direita.

Características da interface

Direita:

  1. Na parte superior esquerda irá aparecer o tempo restante para a próxima construção/build tick. Na figura abaixo está indicando que falta 6 dias e 53 minutos para o próximo build tick;
  2. Na parte superior direita, irá aparecer o contador de pessoas atualmente no clã. Na figura abaixo está indicando que há 50 pessoas no clã;
  3. Abaixo do contador, há a área de verificação de uma meta primária/target primary. Ali pode ser verificado a meta definida por um jogador com nível alto para um determinado recurso. Para descobrir se há meta primária, o jogador deve clicar no recurso e depois ver se há ou não um valor estipulado. Na figura abaixo, foi selecionado o recurso Minions e verificado que ainda não há meta primária para este recurso;
  4. Abaixo da área de verificação, há a área de definição da meta primária. Aqui jogadores poderão estipular um determinado número a ser obtido por todos no clã. Para fazer isso, o jogador deverá escolher um recurso, digitar a meta primária do clã e depois clicar no botão "Set/Definir". Para jogadores não qualificados (como o jogador da imagem abaixo), o botão Set estará inativo;
  5. Abaixo da área de definição da meta primária há uma legenda explicando a parte esquerda da interface. A barra vermelha indica o recurso necessário para a manutenção. A barra amarela indica o recurso que será usado para as melhorias/upgrades da fortaleza. A barra verde indica os recursos que não serão usados pelo clã e a seta azul indica a meta primária na barra. Caso a seta seja ultrapassada pela barra, isso indica que o clã já conseguiu a meta primária definida.
Esquerda:
  1. Na parte superior da tela está a barra de opções de configuração e customização. A interface dos recursos é a quarta da esquerda para a direita sendo representada pelo ícone de uma tabela de barras coloridas com uma linha verde acima;
  2. Na parte central à esquerda, estão as figuras dos dez tipos de recursos que um jogador poderá acumular.  Entre eles estão: timbers (madeiras), stone (pedra) , charcoal (carvão), ore (minério) , metal bar (barra de metal), precious ore (minério precioso), precious metal bar (barra de metal preciosa), cloth (tecido) , ration (provisões) e minion (favorito). Cada um deles pode ser acessado de acordo com a evolução de sua fortaleza e dos seus lotes de habilidades. Depois do ícone do recurso, aparece a quantidade já obtida pelo clã no período. Na figura abaixo o clã tem acesso a todos os recursos cada um com 5000 em quantidade (exceto no recurso ration/provisões onde há 5003);
  3. A direita da quantidade dos recursos existe uma barra que indica a quantidade obtida pelo clã e se ela atende às necessidades de manutenção, melhorias e customização que o clã quer fazer para aquela semana. Compondo a barra principal existe três barras coloridas. Entre elas estão:
    • Barra vermelha: É a barra que indica a quantidade necessária para os custos de manutenção daquela semana. Caso a barra principal esteja totalmente vermelha isso indica que o clã ainda não conseguiu o valor mínimo para manter as construções e lotes conquistados correndo o risco de deteriorá-los ou até da perda da classe deles;
    • Barra amarela: É a barra que indica a quantidade necessária para os custos de melhorias para aquela semana. Aqui inclui as ordem de upgrades de estruturas, construção de novos lotes de habilidade e os objetos de customização da fortaleza;
    • Barra verde: É a barra que indica a quantidade ociosa de recursos que não será usada nem para manutenção nem para upgrades. Para evitar que grandes clãs empilhem quantidades imensas de recursos e depois fiquem semanas sem coletar, a Jagex colocou uma quantidade máxima que pode ser armazenada no armazem/storehouse de cada clã e que dependerá da classe do armazém/storehouse para maior armazenaento. O limite de recursos será:
      • Armazém/Storehouse classe 1: Limite de 1000 recursos 
      • Armazém/Storehouse classe 2: Limite de 1200 recursos
      • Armazém/Storehouse classe 3: Limite de 1400 recursos
      • Armazém/Storehouse classe 4: Limite de 1700 recursos
      • Armazém/Storehouse classe 5: Limite de 2000 recursos
      • Armazém/Storehouse classe 6: Limite de 2350 recursos
      • Armazém/Storehouse classe 7: Limite de 2700 recursos
Caso o limite do armazém seja superado, os recursos a mais serão eliminados do jogo.

Interface de recursos de um clã
Fontes:
Game Guide/Citadels (only members)/The basics
Game Guide/Citadels (only members)/Skilling plots

Imagens
Game Guide/Citadels (only members)/The basics