terça-feira, 26 de outubro de 2010

Defesa

Introdução
A habilidade defesa é a habilidade de combate que fornece maior proteção ao jogador durante o combate. Embora seja vista como uma habilidade de combate corpo a corpo, ela é também válida para os três modos de ataque (combate a distância, magia e combate corpo a corpo).

Para estar no rank dessa habilidade é necessário ter no mínimo nível 60. Até dia 11 de dezembro de 2010, 91.315 jogadores atingiram o nível máximo nessa habilidade.

Estilo de luta
Defensivo: Nesse estilo de luta, a chance de levar menos dano é maior. Em compensação, você irá causar menos dano se comparado com o modo de luta agressivo e também a velocidade dos ataques serão reduzidas se comparado com o estilo de luta preciso.

Tipos de defesa:
É necessário que o jogador use determinados tipos de armaduras ou armas para aumentar a sua defesa contra uma forma específica de ataque. Entre elas estão:

Apunhalar: É recomendado que o jogador use armaduras de combate corpo a corpo para se defender desse tipo de ataque. Quanto maior o bônus de defesa para esse estilo de ataque, menor é a chance de levar danos.

Dilacerar: É recomendado que o jogador use armaduras de combate corpo a corpo para se defender desse estilo de ataque. Quanto maior o bônus de defesa contra esse estilo é menos a chance de levar danos.

Esmagar: Novamente é recomendado que o jogador use armaduras de combate corpo a corpo para obter melhor defesa contra esse estilo de ataque.

Combate a distância: É recomendado que o jogador use armaduras de combate corpo a corpo contra ataques a distância. Quanto maior os pontos obtidos por uma armadura nesse quesito, menor serão os danos sofridos.

Magia: É recomendado que o jogador use armaduras de combate a distância, pois eles diminuem as chances de alto dano mágico. Quanto maior a defesa contra magia, menor será o dano sofrido durante uma batalha.

Evocação: É recomendado que o jogador use armaduras de combate corpo a corpo para obter melhores pontuações contra esse tipo de estilo de ataque.

Armaduras
Basicamente uma armadura completa tem as seguintes partes:

Escudo
É uma parte da armadura usada como suporte. Jogadores devem ter em mente que um braço deve estar vazio ao ser usado. Logo, escudos não podem ser usados junto com armas que utilizem as duas mãos como armas de 2m e lanças.Basicamente eles se dividem em dois tipos de escudos.
Escudo retangular: São escudos mais fracos que os escudos ogivais. É um escudo mais difícil de ser usado por jogadores e muito menos por magos. Uma vantagem desses escudos é que eles não oferecem penalidade de defesa contra magia. São fortes contra o estilo de luta dilacerar e são fracos contra o estilo de luta dilacerar. Excetuando os escudos dragônicos e o branco, todos podem ser usados por jogadores F2P.

Escudo ogival: São escudos mais fortes que os escudos retangulares devido o maior número de pontos defensivos contra a maioria dos ataques de corpo a corpo. São fortes contra o estilo de luta esmagar e fracos contra o estilo de luta apunhalar. Excetuando os escudos dragônicos e o branco, todos podem ser usados por jogadores F2P.

Elmos:
É a parte da armadura usada na cabeça do jogador. Basicamente se dividem em três grupos:
Elmo médio: São elmos que podem ser usados também por magos e arqueiros por não oferecer penalidade de ataque. Guerreiros raramente usam devido a preferência dos elmos completos que dão melhor defesa. São fortes contra o estilo de luta dilacerar e fracos contra o estilo de luta esmagar.

Elmo completo: São elmos que são usados por guerreiros normalmente já que em arqueiros e magos ele oferece status negativo de ataque. Dão altos pontos defensivos. São fortes contra estilo de luta dilacerar e fracos contra o estilo de luta esmagar.

Elmos heráldicos: São elmos que não podem ser feitos por metalurgia e obtidos geralmente na diversão "Trilha do Tesouro". Eles são divididos em h1, h2, h3, h4 e h5. Eles tem a mesma pontuação de defesa de um elmo completo. São também conhecidos como elmos baldes devido ao formato deles.

Cotas:
É a parte da armadura usada no tronco do jogador. É considerado a principal parte de uma armadura. Pode ser dividido em dois tipos de cota basicamente:
Cota de malha: As cotas de malhas são úteis contra os estilos de ataque dilacerar e esmagar. Arqueiros podem usar essa armadura em busca de maior defesa, mas devem ter consciência de que perderão pontos ofensivos em ataque a distância. Por ser formado por pequenos anéis interligados, as cotas de malhas são fracas a ataques perfurantes como ataque a distância e o estilo de ataque apunhalar. E também por ser uma armadura de metal, ataques mágicos são fortes contra esse tipo de armadura. Somente as cotas de malha de Vesta, dragônica e branca não podem ser obtidas por jogadores F2P.

Cota de placa: As cotas de placa são armaduras usadas pela maioria dos guerreiros por causa dos excelentes pontos defensivos. Excetuando a cota de placa dragônica, todas as outras cotas tem a penalidade de pontos negativos para ataque a distância. É forte contra o estilo de ataque dilacerar e ataques a distância, mas oferece fraqueza contra o estilo de luta esmagar e, principalmente, contra magia. Há jogadores que preferem lutar sem armadura contra magos devido a enorme desvantagem.

Perneiras:
É a parte da armadura usada nas pernas do jogador. Pode ser dividido em duas formas:
Perneiras de placa: É a parte da armadura mais usada por guerreiros. Oferecem boa pontuação defensiva e são fortes contra o estilo de ataque dilacerar e contra ataque a distância. Tem fraqueza contra magia e ataques de estilo esmagar.

Escarcelas de placa: Pode se considerar a versão feminina da perneira, mas tem o mesmo status que uma perneira de placa. Como a outra versão, é forte contra o estilo de ataque dilacerar e é fraco contra o estilo de ataque esmagar e contra magia.

Luvas:
É a parte da armadura usada nas mãos do jogador. É normalmente usado como parte secundária da armadura que reforça os pontos ofensivos e defensivos de um jogador.

Botas:
É a parte da armadura usada nos pés do jogador. Como as luvas, é considerado parte secundária de uma armadura que reforça os pontos ofensivos e defensivos de um jogador.

Sabre:
É uma parte da armadura que somente membros podem obter. É considerada uma arma que fica no campo defensivo (no campo do escudo). Embora não ofereçam pontos defensivos tão altos quantos os escudos, sabres dão pontos ofensivos e também bônus em força.
Os sabres são obtidos na Guilda dos Guerreiros. Primeiramente, você deverá ganhar dinheiro em uma das várias atividades dentro da guilda. Depois de uma certa quantia, vá até o topo da guilda e fale com Kanfreena. Você deverá lutar com ciclopes até que eles deixem esses sabres. Normalmente o primeiro sabre a ser deixado é o de bronze. Ao obtê-lo, saia e fale com Kanfreena. Ele dirá que os ciclopes irão deixar o próximo sabre cair (no caso ferro). Faça isso sucessivas vezes até obter o sabre rúnico. A cada minuto que você permanece nos ciclopes, o jogador gasta 10 das moedas adquiridas na guilda. Os sabres não podem ser vendidos nem trocados e caso morra, será necessário repetir todo o processo para obter um novo sabre.
Sabre dragônico
No dia 7 de dezembro de 2010, foi lançada o sabre dragônico que se torna o mais forte entre todos. É necessário derrotar ciclopes (a chance de cair é muito rara) ou ciclossus que são ciclopes mais fortes (é necessário estar usando no mínimo um sabre rúnico para lutar com ele).

Níveis:
Bronze
Requerimento: lvl. 1 em defesa.
É considerado o tipo de metal mais fraco no jogo. É o equipamento inicial de muitos jogadores novatos no jogo.

Ferro
Requerimento: lvl. 1 em defesa.
É mais forte que o equipamento de bronze. Excelente opção de defesa para jogadores iniciantes.

Aço
Requerimento: lvl. 5 em defesa.
É mais forte que o equipamento de ferro.

Negro
Requerimento: lvl. 10 em defesa.
É mais forte que o equipamento de aço. Não pode ser forjado.

Branco (membros)
Requerimento: lvl. 10 em defesa
Para usá-lo é necessário completar a missão "Procuram-se cavaleiros". Tem os mesmos pontos de defesa que uma armadura negra, mas se diferencia por ter bônus de oração que aumentam de acordo com nível da armadura do jogador ou da arma desse equipamento utilizado.

Mithril
Requerimento: lvl. 20 em defesa.
É um equipamento mais forte que o negro. Já é um equipamento que oferece defesa mediana.

Adamantio
Requerimento: lvl. 30 em defesa.
É o terceiro equipamento mais forte para jogadores F2P. É mais forte que o equipamento de mithril.

Rúnico
Requerimento: lvl. 40 em defesa.
É o segundo equipamento mais forte para jogadores F2P e o primeiro no caso dos equipamentos não degradáveis. Para usar a cota de placa de runa é necessário cumprir a missão "O exterminador de dragões".

Argila Sagrada (membros)
Requerimento: lvl. 40 em defesa.
Tem os mesmos status que o equipamento rúnico, mas essa armadura garante o dobro de experiência adquirida por aqueles que a usam. Também é um equipamento leve e que pode ser transformado em armaduras para arqueiro e mago.

Granito (membros)
Requerimento: lvl. 50 de defesa.
Por causa do peso adicional, é necessário ter também lvl. 50 em força para usar essa armadura. É uma armadura que reduz rapidamente os pontos de corrida devido ao peso.

Dragônica (membros)
Requerimento: lvl. 60 em defesa.
É um equipamento muito mais forte se comparado com o rúnico, mas também é muito mais caro para obtê-lo.

Dragônica danificada
Requerimento: lvl. 60 em defesa.
É o equipamento mais forte que um jogador F2P pode usar. O único problema é que após 30 minutos de uso em combate, a armadura se transforma em pó além de ser bem mais caro que a versão normal dragônica. Tem os mesmos status que uma armadura dragônica convencional.

Bandos (membros)
Requerimento: lvl. 65 em defesa
É um equipamento caro devido a grande demanda no M.G., mas por ser uma armadura rara de ser deixada na Masmorra da Guerra dos Deuses. É composto por couraça, escarcela e botas. É uma armadura efetiva devido aos pontos defensivos que ela tem e aos bônus de força.

Terceira era (membros)
Requerimento: lvl. 65 em defesa.
É um dos equipamentos mais raros e também mais caros para se obter. As quatro partes da armadura valem mais de 100M no M.G e somente podem ser obtidos como prêmio raro da "Trilha do Tesouro".

Cristal (membros)
Requerimento: lvl. 70 em defesa.
Composto apenas por um escudo, é necessário ter também lvl. 50 em agilidade e ter completado a missão "Os elfos nômades".

Braçadeira de Verac
Cota de placa Guthan
Cota de placa de Dharok


Catacumbas (membros)
Requerimento: lvl. 70 em defesa.
É considerado o equipamento mais poderoso do jogo (excetuando a armadura de Vesta que é obtida ao matar jogadores em servidores PvP). É necessário ter no mínimo lvl. 70 para usá-lo.

Escudo do fogo de dragão (membros)
Requerimento: lvl. 75 de defesa.
É considerado um dos melhores escudos do jogo somente ultrapassado por alguns escudos espirituais e pelos escudos caóticos.

Escudo do vidente
Escudo caótico
Escudo do olho de águia


Escudos de dungeon (membros)
Requerimento: lvl. 80 em defesa.
Há três versões que o jogador pode escolher. É necessário ter lvl. 80 em dungeon além de ter 200.000 moedas de dungeon para obtê-lo. É um escudo que se degrada após 10 horas de uso em combate. Após degradado, pode ser recarregado.

Torva (membros)
Requerimentos: lvl. 80 em defesa, lvl. 80 em força, lvl. 80 em condição física
É a mais nova armadura disponível para membros e também se tornou a mais poderosa do jogo. Além de exigir lvl. 80 em defesa, a armadura exige também lvl. 80 em força e condição física. É deixado por Nex, considerada o monstro mais forte do jogo. É também a armadura mais cara do jogo atualmente. A armadura demora cerca de 10 horas de combate até se tornar inútil. Após isso, é possível consertá-la com Bob, o vendedor de machados de Lumbridge, por 2.000 000 (200.000 por cada hora de combate usada). Ao usar o equipamento completo, o limite dos pontos de vida do jogador aumenta em 400 (sendo necessário comer algo para que o novo total seja atingido). Ao retirar parte da armadura, o efeito é cancelado automaticamente.

Itens que aumentam temporariamente a defesa.
Poções:

Poção da defesa: Aumenta temporariamente a defesa em 3 a 12 níveis (3+10% do nível de defesa atual)
Poção da superdefesa: Aumenta temporariamente a defesa em 5 a 19 níveis (5+15% do nível de defesa atual)
Preparado de Saradomin: Aumenta a defesa em 25%.
Poção da extrema defesa: Aumenta a defesa em 5 a 26 níveis. Esse item diferente dos outros não pode ser vendido,nem trocado, nem feito sob assistência.
Sobrecarregamento: É a junção de todas as poções extremas. Garante o mesmo aumento aumento de nível em defesa como a poção de extrema defesa, mas também aumenta os níveis de ataque, força, combate a distância e magia.
Orações:
Corpo protegido: Aumenta a defesa em 5% (lvl. 1 em oração)
Corpo fechado: Aumenta a defesa em 10% (lvl. 10 de oração)
Corpo blindado: Aumenta a defesa em 15% (lvl. 28 de oração)
Bravura(membros): Aumenta a defesa em 20%,a força em 18% e o ataque em 15%. É desabilitada após a miniquest dos cavaleiros do rei Artur (lvl. 60 de oração)
Piedade (membros): Aumenta a defesa em 25%, a força em 23% e o ataque em 20%. É desabilitada após a miniquest dos cavaleiros do rei Artur (lvl. 70 de oração)
Rigor (membros): Aumenta o combate a distância em 20% e a defesa em 25%. É um dos prêmios que devem ser compradas em dungeon (lvl. 74 em oração)
Presságio (membros): Aumenta a magia em 20% e a defesa em 25%. É um dos prêmios que devem ser comprados em dungeon (lvl. 77 em oração)
Defesa sanguessuga (membros):  Aumenta a defesa em 5% e gradualmente a defesa aumenta em mais 10%. Enquanto isso, o rival tem 10% de sua defesa roubada totalizando até 25% de defesa a mais. É obtida ao fazer a missão "Um templo em Sentisten".
Tumulto (membros): Aumenta a defesa e ataque em 15% sendo acrescentado mais 15% da defesa ou ataque de seu adversário. A força é aumentada em 23% mais 10% da força rival. É obtido após fazer a missão "Um templo em Sentisten".
Outros:
Excalibur especial ataque: Aumenta a defesa em 8 níveis. 100% da barra é esgotada. É obtida ao fazer a missão "O cristal de Merlin".
Excalibur especial ataque versão aprimorada: Aumenta a defesa em um nível maior que a versão normal da Excalibur. Também a cada 2 segundos recupera 40 pontos de vida até chegar a um total de 200 pontos. É esgotado 100% da barra.
Testudo: Esse é o nome do pergaminho de evocação da "Tartaruga de guerra" (é preciso lvl. 67 de invocação). Aumenta a defesa em 8 níveis temporariamente.

Fontes:
http://runescape.wikia.com/wiki/Defence
http://www.tip.it/runescape/?page=combat_guide.htm#weapons
Imagens
Runewikia

Outros links
Missões que dão experiência em defesa


5 comentários:

  1. Muito bom, mas vocês se esqueceram de falar sobre a cota de placa branca, como não sou membro fiquei curioso sobre os equipamentos de ataque e defesa brancos, pois queria saber se são mais fortes que os equipamentos negros, e se os equipamentos de mithril são mais forte que os equipamentos brancos.
    Obrigado a atenção!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Peço desculpas por não ter me atentado a cota de malha branca. Eu fiz uma atualização onde ela aparece entre a cota negra e a cota de mithril.
    Informações adicionais:
    O equipamente branco é obtido após a missão "Precisam-se de cavaleiros (membros) sendo que após essa missão você deverá provar aos cavaleiros que pode possuir melhores partes do equipamento branco. Para isso você deverá matar cavaleiros negros e quanto mais você matá-los, maior será o ranking e também melhor serão as armas e armaduras liberadas. A classificação do ranking é mais ou menos essa:
    Novato:
    100 mortes (após terminar essa missão, você tem acesso a esse ranking). Tem direito a usar a cota de malha e perneiras
    Peão:
    200 mortes. Tem direito a usar a adaga e a espada curta.
    Escudeiro:
    300 mortes. Tem direito a usar o elmo médio, a escarcela e o escudo retangular.
    Nobre:
    500 mortes. Tem direito a usar a maça, o cajado de batalha e a espada longa.
    Adepto:
    800 mortes. Tem direito a usar ao elmo completo, cota de placa, escudo ogival, botas e luvas.
    Mestre:
    1300 mortes. Tem direito a espada de 2 metros, cimitarra, alabarda, martelo de guerra, machado de guerra e garras.
    Os equipamentos brancos podem ser comprados com Sir Vyin em Faladore ou no Mercado Geral. Por últimos ex-membros que fizeram a missão podem continuar a matar cavaleiros negros em mundo free e ainda terão as mortes contabilizadas para o aumento de ranking. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Agora sim, o artigo esta nota 10, parabéns.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Foi adicionado informações sobre o sabre dragônico nos posts Ataque e Defesa.

    ResponderExcluir
  5. Adicionado informações sobre a armadura de Bandos e de Torva no post defesa.

    ResponderExcluir