terça-feira, 5 de abril de 2011

Metalurgia

Introdução
Metalurgia é a habilidade que permite ao jogador criar uma ampla variedade de itens metálicos (na sua grande maioria armas) a partir de barras de metal. Para a fabricação desses itens é necessário ter um martelo e uma bigorna como suporte para a criação delas. Para estar no rank, o jogador necessita ter no mínimo lvl. 46 em metalurgia e até 14 de março de 2011, 14.779 jogadores tinham conseguido atingir lvl. 99 em metalurgia. A metalurgia basicamente se divide em dois processos:
  1. Criação de barras;
  2. Criação de itens e armas.
Criação de barras
As barras são criadas a partir de minérios obtidos durante a mineração ou então ao ser comprado/trocado por outros jogadores. É necessário levá-las para uma fornalha, onde elas serão transformadas em barras metálicas. Entre as barras existentes no jogo estão:

Barra de bronze
Composição: 1 minério de estanho e 1 minério de cobre
Experiência: 6,2 xp.
É exigido lvl. 1 em metalurgia para criá-la.

Barra de azulito
Composição: 1 minério de azulito
Experiência: 8 xp.
É exigido lvl. 8 em metalurgia para criá-la mais a missão"A espada do cavaleiro".

Barra de ferro
Composição: 1 minério de ferro
Experiência: 12,5 xp.
É exigido lvl. 15 em metalurgia para criá-la. Para barras de ferro, há uma penalidade de no mínimo 50% de chance de sucesso na criação para jogadores com lvl. 15 até 80% de sucesso para jogadores com lvl. 45 em metalurgia ou mais. Entretanto há alguns itens que permitem que o jogador crie barras de ferro em 100% das vezes. Entre eles estão:
  • Anel de forja;
  • Magia Hiperfusão no minério de ferro;
  • Usar "A Fornalha" de Keldagrim para produzir barras de ferro.
É uma barra muito utilizada para treino em metalurgia principalmente por jogadores não membros que usam a magia "Hiperfusão" nela.

Barra elemental
Composição: 1 minério elemental e 4 minérios de carvão mineral
Experiência: 7,5 xp.
É exigido lvl. 20 em metalurgia para criá-la. É uma barra utilizada para criar equipamentos elementais durante a série de missões "Oficina Elemental". É uma das barras que exigem carvão como ingrediente secundário. 

Barra de prata
Composição: 1 minério de prata
Experiência: 13,7 xp
É exigido lvl. 20 em metalurgia para criá-la. É uma das barras utilizadas para criação de itens na habilidade artesanato.

Barra de aço
Composição: 1 minério de ferro e 2 minérios de carvão
Experiência: 17,5 xp
É exigido lvl. 30 em metalurgia para criá-la. É uma das barras que exigem carvão como ingrediente secundário.

Barra de ouro
Composição: 1 minério de ouro
Experiência: 22,5 xp.
É exigido lvl. 40 em metalurgia para criá-la. É uma barra melhor que prata em relação a lucro e é muito utilizada em artesanato para a confecção de jóias de ouro.

Barra de mithril
Composição: 1 minério de mithril e 4 minérios de carvão
Experiência: 30 xp.
É exigido lvl. 50 em metalurgia para criá-la. É uma das barras que exigem carvão como ingrediente secundário.

Barra de adamantio
Composição: 1 minério de adamantio e 6 minérios de carvão
Experiência: 37,5 xp
É exigido lvl. 70 em metalurgia para criá-la. É uma das barras que exigem carvão como ingrediente secundário. É uma barra com alto valor de mercado


Barra da maldição (abissal)
Composição: 1 minério da maldição (abissal)
Experiência: 50 xp
É exigido lvl. 77 em metalurgia para criá-la. Permite que seja fabricado pontas de flechas (lvl. 80 em metalurgia) e pontas de setas (lvl. 82 em metalurgia) próprias para matar demônios abissais. Cada barra gera até 50 de um desses itens. 


Barra da maldição (basilisco)
Composição: 1 minério da maldição (basilisco)
Experiência: 50 xp
É exigido lvl. 77 em metalurgia para criá-la. Permite que seja fabricado pontas de flecha (lvl. 80 em metalurgia) e pontas de setas (lvl. 82 em metalurgia) próprias para matar basiliscos. Cada barra gera até 50 de um desses itens.


Barra da maldição (dragão)
Composição: 1 minério da maldição (dragão)
Experiência: 50 xp
É exigido lvl. 77 em metalurgia para criá-la. Permite que seja fabricado pontas de flecha (lvl. 80 em metalurgia) e pontas de setas (lvl. 82 em metalurgia) próprias para matar dragões. Cada barra gera até 50 de um desses itens.


Barra da maldição (wallasalkibane)
Composição: 1 minério da maldição (wallasalkibane)
Experiência: 50 xp
É exigido lvl. 77 em metalurgia para criá-la. Permite que seja fabricado pontas de flecha (lvl. 80 em metalurgia) ou pontas de setas (lvl. 82 em metalurgia) próprias para matar wallasalkibanes. Cada barra gera até 50 de um desses itens.

Barra de runita
Composição: 1 minério de runita e 8 minérios de carvão
Experiência: 50 xp
É exigido lvl. 85 em metalurgia para criá-la. É uma das barras que exigem carvão como ingrediente secundário. É a barra mais valiosa entre os jogadores. 

A criação de barras geralmente dá um maior valor ao minério extraído durante a habilidade mineração. É uma das muitas formas do jogador obter dinheiro no jogo e ao mesmo tempo treinar a habilidade.

Criação de itens e armas
As armas criadas com metalurgia se originam de barras. Cada arma ou equipamento exige um determinado nível em metalurgia de acordo com o metala ser usado. Devido ao tamanho das informações, Entre os equipamentos possíveis de serem feitos no jogo estão:



Localizaçao das fornalhas em Runescape
Em Runescape há locais com ícones de fornalhas onde podem ser criadas as barras e algumas vezes confeccionar itens a partir das barras. No jogo, as fornalhas estão:

  • Al-Kharid: É a fornalha mais próxima de um banco para jogadores não membros. É muito usada por jogadores iniciantes na habilidade ou por aqueles que não tem nível suficiente em  magia para lançar a magia "Hiperfusão";
  • Faladore: É uma fornalha relativamente perto dos bancos de Faladore. Pode ser usado por jogadores que estejam coletando minérios na Mina dos Anões;
  • Lumbridge: É uma das fornalhas mais usadas no jogo devido Lumbridge estar cheia de jogadores. Para jogadores não membros,  o banco mais próximo é o presente no andar superior do castelo de Lumbridge. Para membros que terminaram parte da missão "Receita do desastre", há um baú/banco localizado no porão da cozinha de Lumbridge;
  • Terras selvagens: É uma fornalha existente nas Terras Selvagens lvl. 28. Há o perigo de surgir durante a jornada, jogadores que queiram atacar, além de outros monstros que dificultam a caminhada. Fica relativamente próximo da Mina dos Goblins onde há uma grande quantidade de mithril e adamantio a disposição;
  • Ardonha Oriental (membros): Fica próximo dos dois bancos de Ardonha. É um bom local para jogadores treinarem essa habilidade;
  • Burgh de Rott (membros): É uma fornalha que deve ser acessada após completada a missão "Socorro a Myreque". A fornalha fica relativamente próxima do banco local;
  • Dorgesh-Kaan (membros): É uma fornalha usada apenas para treinamento em artesanato com uma bigorna próxima a ela. É um local muito usado para criar vidro com a habilidade artesanato. Requer a missão "Morte aos Dorgeshuun" para entrar na cidade;
  • Fronteiriça (membros): É um dos melhores locais para treinar metalurgia no jogo devido ao banco próximo. É acessado somente por jogadores que tenham concluído um nível de dificuldade do Programa de Tarefas de Varrock. É recomendado usar nela a Armadura de Varrock pois com ela é possível criar duas barras de uma única vez;
  • Templo de Enakra (membros): É uma fornalha acessível após concluir a missão "O lamento do escultor". É uma fornalha pouco usada pelos jogadores devido a falta de conhecimento sobre ela e por  estar no meio do deserto. A forma mais fácil de chegar ao templo é usando o Camuleto;
  • Entrana (membros): É uma fornalha usada para treinamento de artesanato. Na ilha não é possível entrar com armas ou armaduras, então é necessário deixar no banco alguns itens previamente. O jogador poderá usar a caixa de depósito de Draynor ou o banco da ilha do Controle de peste;
  • Keldagrim (membros): Em Keldagrim há uma fornalha que cria itens com a metade do gasto de carvão se comparado com as fornalhas normais. Exige lvl. 60 em metalurgia para usar efetivamente. Caso o jogador tenha lvl. menor deverá pagar uma taxa pelo uso. O único problema é a distância relativamente grande do banco ao local. Mais informações dessa fornalha serão dadas em um post separado;
  • Zanaris (membros): Zanaris, a cidade das fadas, é acessada após a missão "A cidade perdida". Há uma fornalha relativamente próxima de um banco, mas raramente usada pelos jogadores;
  • Nenão (membros): É um dos bancos mais acessíveis do jogo devido a proximidade com o banco. É necessário completar a missão "Os desafios  de fremennik" para ter acesso às ilhas;
  • Colônia de pesca Piscatoris (membros): É uma fornalha acessada após a missão "O canto do cisne". É uma fornalha próxima do banco e que pode ser usada por jogadores para treino em metalurgia;
  • Porto Phasmatys (membros): É uma fornalha presente dentro de Phasmatys. É um local facilmente acessado depois da missão "Porto fantasma" (do contrário o jogador tem de pagar 2 ectofichas para entrar na cidade). Devido a presença de um banco, há uma certa facilidade de treinar metalurgia nessa cidade. É recomendado levar o amuleto do fantasmês para facilitar a conversa com os fantasmas do banco;
  • Relleka (membros): É uma fornalha acessada após completar a missão "Os desafios de fremennik". Devido a ausência de banco no local é rcomendado que o jogador faça viagens as ilhas vizinhas, embora isso aumente o tempo de treino de metalurgia;
  • Aldeia de Shilo (membros): É uma fornalha acessível após completar a missão "A aldeia de Shilo". É uma das fornalhas mais próximas de um banco, mas o jogador deverá pagar 20 gp a cada uso;
  • Acampamento de Tyras (membros): É uma fornalha acessível após completar a missão "Regicídio". É uma fornalha difícil de ser usada devido a distância do banco e aos perigos de entrar na floresta;
  • Cidade de Thzaar (membros): É uma fornalha que está perto de um banco. Próximo ao banco, há pedras de prata e ouro que facilitam na obtenção de minérios.
Outros itens criados em metalurgia
Azulito (membros)
É um minério que somente pode ser forjado após a missão"A espada do cavaleiro". Com azulito é possível fazer:

Pontas de setas de azulito (membros)
Nível exigido: 13
Experiência: 17 xp
É necessário 1 barra de azulito para serem criadas. Até 10 setas podem ser criadas em cada barra.

Limbo de azulito (membros)
Nível exigido: 13
Experiência:17xp
É necessário 1 barra de azulito para ser criado.

Ouro (membros)
É um minério que é usado para confeccionar jóias de ouro durante a habilidade artesanato. É um minério dificilmente usado em metalurgia sendo que os itens criados são na maioria, pertencentes a  das missão. Entre os itens fabricados em metalurgia, estão:

Tigela de ouro (membros)
Nível exigido: 50
Experiência: 30 xp
É necessário 2 barras de ouro para ser criada. É usada durante a missão "A missão das lendas".

Capacete de ouro (membros)
Nível exigido: 50
Experiência: 30 xp
É necessário 3 barras de ouro para ser criado. É usado durante a missão "Água mole pedra dura...".

Armas confeccionadas em casa (membros)
Durante o treinamento da habilidade construção, é possível que o jogador também possa treinar metalurgia, mas com menor experiência envolvida. Jogadores podem reparar certos itens encontrados e ganhar pequenas pontuações (cerca de 25xp) por ter feito essas tarefas. Entre os itens possíveis estão:

Conjunto de armadura (membros)
Nível exigido: 68 (para mithril), 88 (para adamantio) e 99 (para runita)
Experiência: 25 xp
Requer lvl. 28 em costrução mais 2 tábuas de carvalho, martelo, serrote, elmo completo, escarcela e cota de placa do metal que o jogador deseja usar. Se o objeto for removido é possivel obter de volta a armadura usada.

Espada enferrujada (membros)
Nível exigido: Nenhum
Experiência: 25 xp
Requer uma pedra de amolar construída para realizar essa tarefa. O jogador ao usá-lo na mesa, receberá uma espada  normal ou longa que irá variar entre bronze, ferro, aço, negro ou mithril.

Reparar armadura danificada (membros)
Nível exigido: Nenhum
Experiência: 25 xp
Requer uma bancada para armaduras para realizar essa tarefa. O jogador ao usá-lo na mesa, poderá receber uma cota de placa que irá variar entre bronze, ferro, aço, negro e mithril.

Reparar armadura quebrada (membros)
Nível exigido: Nenhum
Experiência: 25 xp
Requer uma bancada para armaduras para realizar essa tarefa. O jogador ao usá-lo na mesa, poderá receber uma perneira que irá variar entre bronze, ferro, aço, negro e mithril.

Reparar armaduras das catacumbas (membros)
Nível exigido: Nenhum, mas quanto maior melhor.
Experiência: 25 xp
Requer uma bancada para armaduras para realizar essa tarefa. O jogador deverá pagar um valor para realizar essa operação que irá depender do nível atual em metalurgia. Quanto maior é o lvl. em metalurgia, maior será o desconto e menor será o valor pago sendo que o desconto será a metade do valor de metalurgia atual.
Ex1: Um jogador irá consertar uma armadura que custa 10000 moedas normalmente. Se ele tem lvl. 40 em metalurgia, o desconto que ele vai obter é de 20%, ou 2000 moedas. O valor que ele pagará será de 8000 moedas.
Ex2: Um jogador irá consertar uma armadura que custa 20000 moedas normalmente. Se ele tem lvl. 99 em metalurgia, o desconto que ele vai obter é de 50%, ou 10000 moedas. O valor que ele pagará será de 10000 moedas.

Dragão
Escudo retangular dragônico (membros)
Nível exigido: 60
Experiência: 75 xp
Esse escudo pode ser forjado a partir da junção das partes esquerda (obtido por vários monstros após morrerem) e direita (comprado na Guilda das Lendas por 750.000 moedas).  Use as metades mais um martelo e uma bigorna para forjar o escudo.

Escudo de fogo de dragão (membros)
Nível exigido: 90
Experiência: 2000 xp
Esse escudo pode ser forjado a partir da junção do item "Face de dragão/Draconic Visage" (deixado por monstros com alto nível de combate como dragões e wyverns) e um escudo antidragão. Se jogadores não tem o nível requerido, é possivel usar o sistema de assistência para forjá-lo.

Cota de placa de dragão (membros)
Nível exigido: 92
Experiência: 2000 xp
Esse item pode ser forjado a partir de três pedaços da armadura mais um martelo vendido na Grande Fornalha em Keldagrim. As partes necessárias são: parte da armadura dragônica danificada, pedaço de armadura dragônica danificada e caco de armadura dragônica danificada que são obtidos após matar demônios atormentados.

Outros
Espadas divinas (membros)
Nível exigido: 80
Experiência: 200 xp ou 100 xp a cada estágio do processo de fabricação
Para forjar essa espada é necessário que o jogador tenha obtido as 3 lascas da espada divina. É necessário unir as duas primeiras partes e depois unir o último fragmento. Após obter a lâmina, é possivel usá-la em umdos quatro cabos para formar uma espada divina.

Escudo espiritual abençoado (membros)
Nível exigido: 85 em metalurgia e 90 em oração
Experiência: 1800 xp
Para forjar um dos quatro escudos espirituais avançados, serão necessários um dos selos escolhidos e um escudo espiritual abençoado. É necessário que o jogador faça uma escolha correta sobre o selo porque cada um deles irá dar ao escudo uma habilidade ou valores defensivos diferentes.

Itens auxiliares em metalurgia
Armadura de Varrock 1 (membros): Dá 5% de chance para que o jogador crie 2 barras de uma única vez na fornalha de Fronteiriça. O efeito é válido a até barras de aço. É obtido ao completar o Programa de Tarefas fácil de Varrock.
Armadura de Varrock 2 (membros): Dá 5% de chance para que o jogador crie 2 barras de uma única vez na fornalha de Fronteiriça. O efeito é válido a até barras de mithril. É obtido ao completar o Programa de Tarefas médio de Varrock.
Armadura de Varrock 3 (membros): Dá 5% de chance para que o jogador crie 2 barras de uma única vez na fornalha de Fronteiriça. O efeito é válido a até barras de adamantio. É obtido ao completar o Programa de Tarefas difícil de Varrock.
Anel da forja (membros): Permite que o jogador obtenha 100% de sucesso ao fabricar ferro em qualquer fornalha. O efeito é válido a até 140 barras. O jogador para obter um anel da forja terá de encantar um anel de rubi ou então comprar/trocar.
Luvas de forja de ouro (membros): É obtido ao terminar a missão "Caça ao brasão perdido" sendo encantado por Avan para que possa ser usado. Esse item tem o efeito de aumentar a experiência dada ao fabricar barras de ouro. O aumento é de 22,5 xp (pontuação padrão) para 56,2 xp (experiência com a luva).
Martelo sagrado de argila: Obtido como recompensa da atividade "Criações profanas", é um item que dá ao jogador o dobro de experiência se comparado com o martelo normal. (o martelo de argila volátil oferece 2,2x se comparado com 2x do martelo de argila normal) Esse item inicia com carga de 100% que irá decrescer de acordo com o uso. Quando chegar a 0%, o martelo se tornará pó e o jogador terá de obter outro. É muito útil para jogadores que treinam essa habilidade devido ao menor gasto com barras/minérios para obter uma determinada pontuação.

 Itens que aumentam temporariamente o nível em metalurgia
Groselha dos anões: É uma bebida que oferece ao jogador +1 em metalurgia e mineração. Pode ser encontrada em diferentes bares do jogo. Um dos locais onde ele é vendido é o bar de Faladore onde ele custa 3 moedas.
Groselha dos anões (m;membros): É uma bebida que oferece ao jogador +2 em metalurgia por um tempo. Pode ser obtido no M.G.

Um jogador efetuando o emote de metalurgia

Fontes:
Runewikia (americano)
RuneTips
Página do Mercado Geral

Imagens:
Runewikia (americano)
Runetips
Página do Mercado Geral


3 comentários:

  1. você quer uma parceria? si quiser fala pelo comentário

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  2. Obrigado pela oferta de ajuda, mas por enquanto não estou aceitando parcerias!

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  3. man eu presiso sabe como se abencoa o escudo espiritual

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