quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Condição Fisica

Introdução
Condição física é a habilidade que determina o quanto que um jogador pode suportar de dano até ele morrer. A morte ocorre quando o jogador ou o seu oponente chega a ter a barra de vida zerada. O número de pontos de vida de um jogador é determinado pelo lvl atual da condição física * 10.
Ex: Um jogador lvl.55 de condição física terá 550 pontos de vida (55 * 10 = 550)

Um jogador começa com lvl. 10 em condição física e pode chegar a lvl. 99, ou 990 pontos de vida. Para estar classificado, o jogador deve ter no mínimo lvl. 64 em condição física. Até dia 24 de dezembro existiam 111.364 jogadores com lvl. 99 nessa habilidade.

Modo de luta
Barra de vida
Durante um combate, essa habilidade terá uma barra acima do jogador e oponente atacado que representa os seus pontos de vida. Inicialmente a barra é totalmente verde, mas durante o combate e com os danos, ela vai se tornando vermelha. Quando a barra estiver totalmente vermelha, significa que o jogador perdeu a batalha e morreu.
Na tela de jogo terá uma barra de coração (perto do minimapa) onde é possível verificar os pontos de vida restantes. É importante que o jogador verifique constantemente se estiver um combate difícil e que ele reponha os seus pontos de vida com comida caso eles estejam muito baixos.
Figura de três barras de vida diferentes. Uma mostra que o jogador está completamente recuperado. A segunda mostra que o jogador perdeu metade dos seus pontos de vida e a última que está totalmente vermelha demonstra que o jogador morreu.
Dano normal
Durante a luta o jogador também poderá ver o dano gerado por ele e por seu oponente. Recentemente, com uma atualização se tornou possível verificar que tipo de combate gerou aquele dano. Quando o dano é seguido por um desenho de espada significado que o golpe foi gerado em combate corpo a corpo. Quando o dano é seguido por um desenho de arco e flecha significa que o golpe foi gerado em combate a distância. Por último se o golpe vier seguido de um desenho de chapéu de mago, significa que o golpe foi gerado por magia.
Nessa atualização também se tornou possível diferenciar o seu ataque de um ataque gerado por outro NPC ou jogador. O dano em vermelho significa seu dano enquanto que o dano vermelho escuro demonstra um ataque de outro jogador ou monstro. Por último o dano de cor laranja significa que o jogador executou um Max Hit ou Dano máximo. Um dano de laranja mais escuro demonstra que o dano máximo foi gerado por outro jogador.

Figura de quatro formas de dano.
O dano em vermelho indica o seu ataque enquanto que o vermelho escuro indica o ataque de outro jogador.
O dano em laranja indica seu máximo dano enquanto que o mais escuro indica o dano máximo de outro.
Dano por veneno (membros)
Quando o jogador fica envenenado, a barra de coração próximo ao minimapa se torna verde. 
Certas armas ou monstros podem envenenar jogadores e monstros. Após o envenenamento, gradualmente o jogador é atingido por um dano de cor verde que reduz os pontos de vida mesmo após o fim da batalha. O jogador com o tempo também terá o valor do dano por veneno reduzido até que o corpo cure naturalmente o veneno. Jogadores podem usar antídotos ou magias lunares para se curarem de envenenamento mais rápido.
Se o jogador estiver envenenado e for para um mundo F2P correrá o risco de nunca ter os seus status curado. O jogador deverá voltar para um mundo membro ou morrer para que o veneno seja curado.
O dano em verde significa que o jogador está envenenado. O dano verde claro indica o seu dano enquanto que o verde escuro indica o dano de veneno em outros jogadores.
Dano por doença
Quando o jogador é infectado, a sua barra de coração ficará amarela até a sua cura.
É uma forma de dano em que o jogador perde dano em outras habilidades, exceto condição física, igual ao valor do dano gerado. Pode ser causado por zogros e aranhas da febre. Também pode ser causado por escaravelhos durante a missão "O mistério de Scarabas". É simbolizado por um dano amarelo que pode durar por um bom tempo.
Os jogadores podem usar poções restauradoras ou superrestauradoras para repor o nível das habilidades perdidas por um tempo. Também é possível usar o bracelete de inoculação que não cura a doença, mas que previne a redução das habilidades. Para se curar desse efeito jogadores podem usar a poção "Bálsamo de Relycim" (mas ela deve ser tomada várias vezes para eliminar o efeito), tomar banhos termais em Oo'glog (ela ainda imuniza desse efeito por um certo tempo), usar o efeito "Cura" de unicórnios (lvl. 88 em evocação requerido), usar o pergaminho de evocação "Drenagem de sangue" do animal de evocação "Sanguessuga inchada (requer lvl. 49 de evocação) ou então morrer.
Figura de um dano gerado pelo status doença. O jogador perderá nível em todas as habilidades exceto condição física.
Ausência de dano
Quando um jogador ou oponente não consegue gerar dano irá aparecer uma figura azul simbolizando que o ataque foi esquivado ou bloqueado.
Essa figura indica que o jogador não conseguiu gerar dano
Dano especial
É um dano gerado em oponentes com armaduras especiais. Um exemplo disso é a armadura do boss de dungeon besta baluarte que precisa ser quebrada com picaretas para que a sua verdadeira pele apareça.
Dano gerado em armaduras especiais de oponentes
A besta baluarte é um boss de dungeon que tem uma armadura especial que precisa ser quebrada com picaretas. Durante esses ataques irão aparecer danos em azul simbolizando que a armadura está se despedaçando.
dungeon
Durante dungeon, ao comer, aparecerá uma barra de cor roxa com determinando o número de pontos recuperados. Também esse tipo de barra irá aparecer durante a missão "Contos de fadas III" e "O vácuo contra-ataca".
Figura de uma barra indicando que os seus pontos de vida foram recuperados.
Renascimento
Após o jogador morrer em batalha ou por envenenamento, ele irá renascer em uma área com 3 itens guardados (em mundos PvP, jogadores perderão todos os itens). Há fatores que dependendo do mundo ou missões feitas, o jogador terá o local de renascimento alterado. Entre elas estão:

  • Membros que terminaram a missão "O Anão Gigante" tem a opção de aumento o tempo de degradação das lápides em até 6 minutos (apesar de pagar um pouco caro por isso);
  • Membros que terminaram a missão "Procuram-se cavaleiros" poderão mudar o local de renascimento de Lumbridge para Faladore. Ao morrer, o jogador irá renascer no pátio do castelo dos cavaleiros brancos;
  • Membros que terminaram a missão "O resgate do rei" e terminaram a minimissão de confrontar todos os cavaleiros da Távola Redonda podem alterar o local de renascimento de Lumbridge para Camelot. O jogador irá renascer no pátio do castelo de Camelot;
  • Membros que terminaram a missão "O requiém de nômade" tem a opção de alterar o local de renascimento de Lumbridge para a entrada da atividade "Guerra das almas/Soul Wars";
  • Jogadores que estão em Bounty Worlds irão renascer em Fronteiriça já que Faladore, Lumbridge e Camelot não existem nesses mundos.
Jogadores F2P sempre renascerão em Lumbridge ao mesmo tempo que os membros iniciantes que não fizeram as missões de alteração de local de renascimento.

Formas de treinamento
A habilidade condição física é treinada ao mesmo tempo em que o jogador está treinando uma das habilidades de combate (combate corpo a corpo, combate a distância ou magia). A fórmula para descobrir a pontuação ganha é DANO * 0,133. É uma das habilidades mais lentas para se treinar devido a baixa experiência destinada a essa habilidade por golpe. Muitos jogadores treinam essa habilidade ao jogar a atividade "Guerra das almas" que oferece pontos de experiência nessa habilidade como recompensa.

Formas de recuperar pontos de vida
No jogo há algumas formas de se recuperar pontos de vida. Entre elas estão:
  • Forma natural: O jogador naturalmente pode recuperar 10 pontos de vida por minuto;
  • Comendo: Jogadores podem comer para recuperar pontos de vida. Jogadores membros tem uma maior variedade de comidas disponíveis e também que repõem mais;
  • Bebendo poções (membros): A poção "Preparado de Saradomin" pode repor até 15% dos pontos de vida totais do jogador.
  • Orações: A oração "Cura a jato" repõe 20 pontos de vida por minuto enquanto que a oração "Renovação rápida (membros)" repõe 60 pontos de vida por minuto. Essas duas orações não podem ser usadas juntas;
  • Bracelete de Regeneração (membros): É um bracelete de ônix encantado que pode repor 20 pontos de vida por minuto;
  • Magia lunar "Sonho" (membros): Repõe 50 pontos de vida por minuto. O jogador não poderá realizar ações enquanto estiver sob o efeito dessa magia;
  • Descansar/ Ouvir músico: Descansar repõe 20 pontos de vida por minuto enquanto que ouvir um músico pode repor 30 pontos de vida por minuto. 
 O jogador membro sem familiar por perto pode repor no máximo 100 pontos de vida por minuto (ao unir os efeitos da oração "Renovação Rápida", a magia lunar "Sonho" e o item "Bracelete de Renovação". Jogadores não membros podem no máximo 40 pontos de vida por minuto (ao unir os efeitos da oração "Cura a jato" e ao ouvir um músico).

Também o jogador poderá:
  • Se pedido, os monges da entrada de Entrana e do Monastério poderão repor até 20% dos pontos de vida totais do jogador;
  • As enfermeiras Sableen e A'abla e o cirurgião Tafala, ao norte da Arena de Duelos de Al-Kharid poderão repor seus pontos de vida se pedido;
  • As magias lunares "Altercura" e "Multicura" podem ser lançadas para recuperar um outro jogador ou um grupo deles. O lançador da magia irá perder até 75% de seus pontos de vida atuais;
  • O jogador pode morrer e recuperar todos os pontos de vida e pontos de corrida. É recomendado apenas se o jogador tem todos os itens no banco;
  • A oração "Alma partida" (requer lvl. 92 de oração) pode repor 20% dos pontos de vida do dano gerado enquanto estiver com essa oração ligada;
  • A espada divina de Saradomin tem ataque especial que repõe no mínimo 200 pontos de vida. A arma "Excalibur aperfeiçoada" repõe 40 pontos de vida a cada 2 segundos por 5 vezes totalizando 200 pontos. Também o equipamento de Guthan tem o efeito de repor de acordo com o dano gerado;
  • O familiar "Flandeira do vácuo" (requer lvl.34 de evocação) repõe 10 pontos de vida por 15 segundos. O familiar "Bunyip" (requer lvl.68 em evocação) também tem efeito semelhante, mas repõe 20 pontos de vida por 15 segundos. O familiar "Unicórnio" (requer lvl. 88 em evocação) com o pergaminho de evocação "Aura de cura" pode repor 15% dos pontos de vida do jogador.
Itens que aumentam o limite dos pontos de vida temporariamente
Preparado de Saradomin (membros): Pode aumentar em até 15% o limite dos pontos de vida. Entretanto diminui o nível de combate a distância, ataque, força e magia em 10%. É recomendado que após tomar essa poção, o jogador também tomem uma poção restauradora.
Os familiares titãs: Os titãs de líquen, fogo e gelo tem um efeito especial que aumenta o limite dos pontos de vida em 80 pontos.
Igreja de Elidinis em Nardah: O altar de Elidinis em Nardah repõe os pontos de vida e os pontos de oração do jogador. Além disso, o jogador tem o seu limite de pontos de vida aumentados em 80 temporariamente. O jogador deve completar a missão "Os espíritos do rio Elid" para acessar o altar.
Descanso de Guthix: É um chá feito a partir de uma erva de harralander, duas ervas de guam e uma erva de  marrentil. Pode ser feito a partir da missão "Um favorzinho" e se o jogador errar a combinação das ervas, obterá um chá errado com nenhum efeito. Aumenta o limite de pontos de vida em 50, mas a barra de vida deve estar completa para que o efeito funcione.
Oo'glog: Ao descansar nos banhos termais, o jogador tem um aumento de 20% sobre o limite de seus pontos de vida.
Corvina: Pode aumentar em até 100, o limite dos pontos de vida se comido. 
O emote da capa de condição física
Fontes:

Imagens:
Runewikia (americano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário