terça-feira, 19 de julho de 2011

Terceiro festival de enigmas

Dia 18 de julho de 2011 foi lançado o Terceiro Festival de Enigmas nesse ano com base no Acampamento dos Clãs e com a personagem Avalani no roteiro da história.

Avalani é uma pesquisadora entusiasmada que tem estudado o portal de pedra misterioso com bastante interesse e começou a juntar informações sobre essa estrutura. Enquanto estava em estudo, um estranho deixou uma tabuleta com ela que contem um enigma a ser resolvido. Como ela não é boa em enigmas, ela está pedindo a ajuda de jogadores que possam resolver charadas confusas e ainda enfrentar um pequeno teste para que os jogadores se mostrem a altura do desafio. No fórum foi colocado um post com as seguintes palavras de Avalani:

"Olá!

Me chamo Avalani e você deve ter me visto investigando o portal no Acampamento dos Clãs construído recentemente. Eu sou nova nesses "fóruns" que vocês gostam tanto de usar, então serei o mais breve possível.

Eu preciso de aventureiros e aventureiras que revelam coragem para me ajudar a resolver o mistério do portal de pedra. Ele foi reconstruído há pouco tempo, mas alguma coisa está faltando: todas as galinhas que tenho jogado no portal não têm voltado. É meio estranho mesmo.

Primeiro você deve passar por um teste, para que eu possa me assegurar que você está à altura do desafio. O teste será um "enigma", como aqueles que o infame Roddeck gosta de saborear com uma boa xícara de chá e um tubarão cozido. Geralmente você precisa descobrir para quem deve levar a pista, mas este teste envolve somente me trazer os objetos corretos.

Eu posso ser uma "noob" (uma palavra legal que aprendi andando por Guilenor; ouvi dizer que significa mago ou maga ilustre, mas ainda inexperiente) com esses enigmas, mas tenho trabalhado em um desafio bem difícil!

O teste será revelado no dia seguinte, dia 19 de fentueiro (19 de julho para o seu povo), então volte amanhã para resolvê-lo!

Avalani
Especialista em ruínas e historiadora de clãs"    

O Festival de Enigmas deste ano levará 7 dias sendo que ao longo dos dias serão reveladas 6 pistas confusas que devem ser solucionadas para resolver o mistério do portal de pedra. Essas pistas serão úteis para descobrir com quem falar e quais os objetos que esses personagens querem que você traga.

Fontes:
Lista de notícias/Terceiro Festival de Enigmas
Terceiro festival de Enigmas/Tópico de Avalani

19/07/2011
Foi lançado um novo post no tópico de Avalani. A seguir o trecho do novo post:

"Dia Um - Avalani precisa de você

Haha, então você viu o meu anúncio não foi? Roddeck me disse que seria uma boa forma de encontrar aventureiros com as habilidades necessárias para...

Bem, isso não importa. Já vou logo avisando, o teste que eu criei é extremamente difícil. Eu não quero parecer arrogante, mas quando eu me dedico a uma tarefa os resultados são geralmente surpreendentes. Não fique muito triste se você falhar, eu duvido que até o próprio Roddeck ache esse teste fácil.

Caso encontre outros aventureiros que estejam à altura do meu desafio, mande-os para mim e verei se são capazes.

Boa sorte!

Avalani
Especialista em ruínas e historiadora de clãs"

E aí, você acha que está pronto para o teste que vem pela frente? Então prepare-se para um estimulante desafio de quebrar a cabeça. Não vou te criticar se você sair meio zonzo, meu cérebro dói só de olhar e olha que fui eu quem criei o enigma!

Boa sorte!

IHSX EXIX CX PLQDXL, STWSH LXZHRBHY, KFKPLH SXOHRQY X 3 ZXRXY EX JQSQ 

Solução segundo o Runescape Wiki

A sentença acima é uma sequência de códigos que dizem quais itens devem ser levados a Avalani. Cada letra é a representação de uma outra que a substitui. O jogador poderá a começar a resolver o mistério a partir da resolução de pequenas palavras como "CX" e "EX" e depois usar as letras nas palavras maiores para descobrir o seu significado. Abaixo as letras do enigma e depois as letras que correspondem a mensagem original.

B = H
C = M
E = D
F = U
H = O 
I = V
J = Y
L = R
M = G
N = W
O = B
P = T
Q = A
R = L
S = C
T = I
U = F
W = N
X = E
Y = S

Abaixo o enigma criptografado e a sua tradução. Algumas letras não possuem significado, mas isso não altera o significado da frase.

IHSX EXIX CX PLQDXL, STWSH LXZHRBHY, KFKPLH SXOHRQY X 3 ZXRXY EX JQSQ

VOCE DEVE ME TRADER, CINCO REZOLHOS, KUKTRO CEBOLAS E 3 ZELES DE YACA.

Ajustando a frase ficaria assim:

VOCÊ DEVE ME TRAZER, CINCO REPOLHOS, QUATRO CEBOLAS E 3 PELES DE VACA


Fontes:
Runescape wiki (inglês)
Terceiro festival de enigmas/Tópico de Avalani

20/07/2011

"Dia dois - A tabuleta de pedra

Avalani, filha do renomado Gardner Gustav, fugiu da vida nos campos para seguir os passos de seu irmão, 'Tim, o mago', apesar de não ter muito interesse em explosões. Ela mal sabia onde esse caminho iria levá-la, mas nunca imaginou que fosse levar a anos de pesquisa sobre um portal não funcional no Acampamento dos Clãs. Ela simplesmente não conseguiu se livrar da impressão que esse portal era, de alguma forma, importante.


Todo o conhecimento sobre o portal havia se tornado história e mito. Alguns dizem que era, na verdade, parte de um espelho mágico que foi estraçalhado quando Guthix perguntou se era o homem mais belo da terra, enquanto outros pensam que talvez o famoso artista Goldy Andsworthy o houvesse criado séculos atrás. Mas o que isso tem a ver com o pedido de ajuda de Avalani? Você logo verá...

Parabéns por ter decifrado o enigma que te passei, estou impressionada com a sua rapidez! Você é claramente a pessoa que eu buscava para me ajudar!

Faz três semanas que recebi essa tabuleta estranha e não estou nem perto de entender o significado por trás do que está escrito nela. Recebi a tabuleta de um estranho bem peculiar. A única coisa que ele me disse foi "Justiça pelo seu julgamento". Inútil mesmo, porque as pessoas não podem ser mais claras? Porque precisam ser sempre tão misteriosas?

Enfim, mãos à obra; aqui está o texto mostrado na tabuleta de pedra. Você consegue entender alguma coisa? Eu, claramente, não consigo.

Avalani
Especialista em ruínas e historiadora de clãs"

Imagens do enigma tipo palavra-cruzada brasileiro
Horizontal A2: A atividade mais elementar do Runescape (5 letras)
Horizontal A4: Alguns dizem que ele veio primeiro (3 letras)
Horizontal I8: Útil na prática de combate à distância (4 letras)
Horizontal C9: A de juta é tecida para fazer sacos (5 letras)
Horizontal A11: Seja mago, seja aventureiro, todo guerreiro precisa de uma (6 letras)

Vertical B4: A de jade é a especialidade do Papa Mambo (5 letras)
Vertical D8: Uma presença gigantesca (4 letras)
Vertical E1: A de toupeira pode ser trocada por um ninho de pássaro (5 letras)
Vertical G5: Onde uma capa deve ser usada (6 letras)
Vertical I1: Material mais forte que o ferro (3 letras)
Vertical I5: Habitantes de Oo' glog (5 letras)
Vertical K1: Dizem que esse mago fez várias descobertas sobre a assinatura da energias rúnica elemental (6 letras)
Vertical L7: Obra impressa dada como recompensa (4 letras)

Ah, quase me esqueci de contar. Enquanto estava examinando a tabuleta, tive uma estranha visão, talvez ela tenha algum significado para você. Sou bem habilidosa com o pincel, tenho que dizer.


Resolução

Esse enigma consiste de uma palavra cruzada em que os quadrados em destaque compõem os itens que devem ser levados além da numeração indicada a ser entregue. Como exemplo hipotético, se a palavra chave fosse "colar" e ela iniciasse na seção G3 do enigma, então seria necessário levar 3 colares ao personagem . Enquanto que a palavra cruzada revela os itens e a número, a imagem diz para qual personagem os itens devem ser levados.

Com base nisso, jogadores irão descobrir que os itens a serem entregues são: 2 pães (são 2 porque a palavra inicia na seção A2), 1 alho (é 1 porque a palavra inicia na seção I1) e 5 anchovas cozidas (são 5 porque a palavra inicia na seção E5 da palavra cruzada). Os  itens devem ser entregues a Murky Matt que é o personagem no Mercado Geral onde é possível ver o preço das runas. Após deixar os itens com ele, retorne a Avalani para completar o enigma de hoje.

Fonte:
Evento dos J-Mods/Terceiro festival de enigmas
Runescape wiki (inglês)
Darkrunescapequester

21/07/2011

"Dia três- Esferomancia

Quem diria que parte desse portal iria parar em um lugar assim? E ainda por cima estar à venda, que ridículo! Foi por pura sorte que ninguém identificou o valor e o poder desse objeto. Mas também, quem conseguiria? Até vê-lo de perto parecia ser só uma pedra cinzenta, comum, ordinária, maçante, sem graça. Eu mesma nunca esperei que fosse atuar dessa forma, afetando a tabuleta diretamente e revelando este diagrama.

O que você entende disso? A estrutura da pista parece familiar. Eu acho que é uma versão antiga de um jogo bem popular, o Runepontinho, no qual não podem haver itens duplicados na mesma linha, coluna e caixa, ou coisas terríveis acontecem...

Avalani
Especialista em ruínas e historiadora de clãs

Obs: Se tiver em dificuldade em compreender ou resolver os quebra-cabeças abaixo, os dois quadros abaixo são "Sudoku" e "Sudo-runa". Eu sei porque eu já tive um pouco de experiência com eles antes, Aqui tem uma página que pode te ajudar, caso não esteja 100% seguro. O "Sudo-runa" é simplesmente um "Sudoku" com runas em lugar dos números. As runas são do ar, do fogo, da água, da terra, da natureza, corporais,  cósmicas, do caos e da lei. Espero que sirva de ajuda!



 Corporal = I7 / Fogo = B1

"Há diversas chaves brancas e 1/4 delas são pretas. Onde colocá-las?"

/O que está em pratos, jarras e tigelas, mas não está em rede, carretel e cofre? " L - (X + X) - XXII 

"Ele te captura. Mexe com você. Depois vai embora. Ele vibra ao seu redor, para que você fique na tentação de persegui-lo. O que é?"

"Eu sou o começo da eternidade e estou no tempo e no espaço. Sou essencial para o universo e faço parte de você e eu? Quem sou eu?" X - (V + III) 

"Se você diz o meu nome, deixo de existir".

"Onde começa a galáxia?"  / (X - VIII) + (V - II)

De novo tive uma visão estranha durante a noite. Fiz o meu melhor para te dar uma descrição exata do que vi, espero que seja útil para você!



Obs: Pistas ocultas. No fórum há algumas pistas que apenas são visualizadas ao selecionar toda a parte inferior da segunda imagem. As pistas ocultas estão em vermelho logo acima.
Imagem retirada do fórum no modo selecionado. Ao selecionar a imagem,  três novas pistas surgem. 

Aqui o jogador deve resolver tanto o "Sudoku" quanto o "Sudo-runa" dados por Avalani para descobrir parte dos itens. A outra parte é obtida ao decifrar as charadas dadas abaixo do enigma. Nesse caso somente as charadas  ocultas é que revelam os itens e não as que aparecem normalmente. Segundo o Runescape wiki, as respostas das charadas (tanto as normais quanto as ocultas) são:

Há diversas chaves brancas e 1/4 delas são pretas. Onde colocá-las?
R= Se refere a notas musicais. Pode estar se referindo a D maior da escala jônica ou ao F menor da escala éolea.
A escala jônica na música ocorre quando a escala é iniciada na sua primeira nota enquanto que a escala  eólea a 
escala se concentra na sexta nota.

O que está em pratos, jarros e tigelas, mas não está em rede, carretel e cofre? L -(X + X) - XXII
R= Nas charadas ocultas, a resposta se divide em duas partes. A primeira dá como uma resposta uma letra e a         segunda parte dá como resposta um número. Nessa charada a primeira parte da resposta é a letra "A" (ela é a única letra que está nas palavras "prato", "jarro"e "tigelas" mas não aparece em nenhuma das palavras a seguir como "rede", "carretel" e "cofre"). Na segunda parte da charada a resposta é "8" (fazendo a conversão do número romano para o árabe, teremos a fórmula "50 - (10 +10) - 22 = 50 - 20 - 22 = 8"). A resposta final é A8.

Ele te captura. Mexe com você. Depois vai embora. Ele vibra ao seu redor, para que você fique na tentação de persegui-lo. O que é?
R= Sonho

Eu sou o começo da eternidade e estou no tempo e no espaço. Sou essencial para o universo e faço parte de você e eu. O que sou? X - (V + III)
Na primeira parte da charada, a resposta é a letra "E" (ela está no começo da palavra "eternidade", faz parte das   palavras "tempo" e "espaço", é importante para a compreensão da palavra "universo" e também está nas palavras "você" e "eu"). Na segunda parte da charada a resposta é 2 (com a conversão tem a fórmula "10 - (5 + 3) = 10 - 8 = 2"). A  resposta final é E2.

Se você diz o meu nome deixo de  existir.
R= Silêncio

Onde começa a galáxia? (X - VII) + (V - II) 
R= Na primeira parte da charada, a resposta é a letra "G" (a letra g começa a palavra"galáxia"). Na segunda  parte a resposta é 6  (com a conversão surge a fórmula "(10 - 7) + (5 - 2) = 3 + 3 = 6). A resposta final é  G6.

Ficaria assim encontrando a resposta tanto do "Sudoku" quanto do "Sudo-rune"




A combinação da letra com o número correspondem diretamente com um quadrado no Sudoku e as runas contam quanto de cada runa trazer.  Com base nisso é necessário levar 4 runas do fogo, 7 runas da água e 6 runas corporais.

Aonde levar?
A imagem dada por Avalani representa o último da Torre dos Magos, ao sul de Draynor. Leve as runas para o mago Mizgog que está no terceiro andar próximo a escada. Depois disso, retorne a Avalani para completar o enigma de hoje.

Fontes:

Imagens:
Evento dos J-Mods/Terceiro Festival de Enigmas
Runescape wiki (inglês)

22/07/2011

"Dia quatro - O mais brilhante dos brilhos

Olá aventureiro, é bom te ver de novo - pronto pra outra pista, eu imagino? O mago com certeza foi generoso ao te dar o seu pedaço de portal. A atividade estranha está ficando mais intensa na medida em que chegamos perto de terminar o portal. Eu nem sequer tive tempo para estudar uma dessas rochas ativas para determinar que tipo de magia é, se é que se pode chamar isso de magia. Com certeza vai acabar causando problemas se ficar mais poderosa que isso. A tabuleta está mais clara agora e mostra uma pista bem confusa. Eu tinha uma vaga idéia do que se tratavam as outras pistas, mas essa me deixou perplexa! Eu nunca fui muito boa em caça ao tesouro...

Avalani
Especialista em ruínas e historiadora de clãs"





Ah, isso parece ser um problema recorrente. Aqui está outra parte da minha maravilhosa arte que criei a partir da minha visão. Não é muito precisa, mas é mais nítida que as outras de antes; é o suficiente para dar uma boa dor de cabeça.


Resolução
Esse é um enigma mais fácil para quem é acostumado a fazer trilhas do tesouros. No enigma de hoje há quatro mapas mais a imagem de um novo local aonde os itens devem ser levados. Cada mapa tem um dado em uma das laterais superiores que indica o número específico de itens a serem levados. Com base nisso:

Mapa 1: O mapa 1 mostra a região de Karamja. O X em questão está na região da loja geral local. De lá pegue as cordas disponíveis. Com base no número 3 do dado no mapa, traga 3 cordas.

Mapa 2: O mapa 2 mostra a região de Fronteiriça. No local marcado com X, pode ser encontrado luvas. Com base no número 4 do dado do mapa, traga 4 luvas.

Mapa 3: O mapa 3 mostra a região de Draynor. No local marcado com X, há lenhas. Com base no número 4 do dado no mapa traga 4 lenhas.

Mapa 4: O mapa 4 mostra a região do castelo de Lumbridge. No local marcado com X, há runas da mente. Com  base no número 2 no mapa, traga 2 runas da mente.
No total é necessário levar 3 cordas, 4 luvas, 4 lenhas e 2 runas da mente.

Aonde levar?
Com base na estranha visão de Avalani, leve os itens ao vendedor de gemas em Al-Kharid. Para completar o enigma retorne a Avalani para terminar o enigma do dia.

Fontes:
Runescape wiki (inglês)
Evento dos J-Mods/Terceiro Festival de Enigmas

Inagens:
Evento dos J-Mods/Terceiro Festival de Enigmas

23/07/2011

"Dia cinco -  'Efeitos pesados'

Olá e boas-vindas novamente às aventuras de Avalani & Companhia: eu inventei esse nome enquanto esperava a pista da tabuleta ser resolvida, hoje de manhã. Eu acho que representa bem o nosso esforço em desvendar os segredos do portal.

Eu fiquei surpresa com os efeitos colaterais que senti por ter um dos pedaços do portal  perto de mim. Fazer as coisas parecerem mais brilhantes do que deveriam ser é definitivamente uma magia valiosa. Por conta da potência dessas rochas, imagino que obter as últimas partes do portal será um desafio. Há muitos outros estudiosos. historiadores, magos e -  por que não - empresários por aí que adorariam ter esse tipo de habilidade.

A última pista apareceu na tabuleta. Faça uso de sua esperteza e sagacidade: o importante não é só o que você não vê, mas também o que você vê (viu, estou ficando boa nessa coisa de enigma!).

Avalani
Especialista em ruínas e historiadora de clãs"

Os deuses brincam conosco, enviando mensagens desde e para



Tive uma visão, sou uma excelente pintora - já sabemos o que acontece agora. Nossa prioridade deve ser sempre completar o portal.


Resolução
Para esse dia, a Jagex usou seis imagens sendo que quatro foram retiradas da seção "Cartas dos deuses" (essa seção por ser antiga somente existe na versão inglesa do site. Ela pode ser encontrada ao acessar a página principal do site em inglês - clicar em "Community" - clicar em  "Player Submissions" - clicar em "God Letters") com algumas alterações que ocultaram parte das imagens ou alteraram os objetos. Os objetos ocultos é o que devem ser levados a um personagem. A quinta imagem é o enigma de onde se obtem  a numeração exata  dos itens a serem levados e a última imagem revela onde está o personagem.

Imagem 1-4
Cada imagem foi retirada de uma carta diferente. As imagens são:
Imagem 1
Imagem original acima e a imagem alterada escondendo a runa do ar.
A imagem 1 foi retirada da seção Carta dos deuses/Issue 1 -  Saradomin speaks

Imagem 2  

Imagem original acima e a imagem alterada escondendo a picareta de  ferro
A imagem 2 foi retirada da seção Carta  dos deuses/Issue 7 - Unisex?

Imagem 3
Imagem original acima e a imagem alterada  escondendo  um copo de garapa vazio
A imagem 3 foi retirada da seção Carta dos deuses/Issue 24 - Guthix  ponders

Imagem 4
Imagem original acima e a imagem alterada escondendo um garfo e uma faca
A imagem 4 foi retirada da seção Carta dos  deuses/ Issue 18 - Zamorak rises.
Obs: Na imagem, um garfo e  uma faca são ocultos. No enigma, o jogador deve considerar somente a faca já que provavelmente não há garfos em Runescape.

Imagem 5

Na imagem 5, o jogador deverá fazer com que as partes direita e esquerda de cada habilidade se encaixem. Não considere os quadros com as habilidades na lateral, pois elas apenas possuem uma metade. Ao encaixar cada uma das imagens, o jogador obtém a seguinte imagem:

Imagem com todas as habilidades encaixadas. Os números indicam quanto de cada item levar
Ao encaixar as habilidades, use o número e confronte com cada uma das imagens para depois levá-los ao personagem revelado na imagem 6. Com base nisso leve 14 runas do ar, 2 picaretas de ferro, 3 copos de garapa vazios e 7 facas.

Aonde levar?
A imagem  6 revela parte do Museu de Varrock onde está a estátua de Dahmaroc. Leve os itens ao NPC Barnabus Hurma que está próximo dessa estátua. Após isso, retorne a Avalani para terminar o enigma do dia.

Fontes:
Runescape wiki (inglês)
Player Submissions/God Letters
God Letters/ Issue 1 - Saradomin speaks
God Letters/Issue 7 - Unisex?
God Letters/Issue 18 - Zamorak rises!
God Letters/Issue 24 - Guthix ponders
Evento dos J-Mods/Terceiro festival de enigmas

Imagens
Runescape wiki (inglês)
God Letters/Issue 1- Saradomin speaks
God Letter/Issue 7 - Unisex?
God Letter/Issue 18 - Zamorak rises!
God Letter/Issue 24 - Guthix ponders
Eventos dos J-Mods/ Terceiro festival de enigmas


24/07/2011

"Dia seis - Justiça pelo seu julgamento

Então é isso. Esse é o dia em que todos os meus anos de pesquisa e investigação chegam a um fim. É um dia quase triste para mim, minha pequisa foi tudo para mim por tantos anos. Não sei o que farei...

De qualquer forma, precisamos terminar o portal e descobrir aonde leva. Meus estudos me levaram a acreditar que não será um lugar perigoso, mas não tenho certeza disso. Com um estranho misterioso, rochas brilhantes e uma tabuleta de pedra que se modifica quando quer - vai ser algo magnífico, seja para o bem ou para o mal. Só espero que seja para o bem.

*Você interrompe* Quando abrimos o portal para o reino da árvore de objetos de ouro, nós seremos ricos. Ricos além da nossa imaginação!  

É incrível que você consiga amarrar os próprios sapatos, não sei como consegue decifrar essas pistas. Aqui está a pista final, espero que você esteja à altura do desafio.

Avalani
Especialista em ruínas e historiadora de clãs"

Sem experiência, invade seu esconderijo secreto, pedindo aquilo dado aos soldados de Essim. Basta reconhecer o nome zelado, enfim.

Um minuto é sempre corrido, um dia ou dois engrandecem muito. Aqueles de espírito inquieto repousarão aqui.

Dois universos afora, somente aqueles realmente maduros alcançam destaque. Unindo recursos, aventureiros superam desafios e descobrem um elo novo de experiência.

Tente encontrar pistas em guildas. Um enigma impossível é sempre solucionado afinal.Não adie o enfado, utilize métodos abstratos, pense, invente, solucione, trabalhe, alcance.

Eu espero que essa seja a última pista de fato, essas visões me distraem e a minha tinta está acabando. Aqui está a última visão (eu espero).


Resolução
Para esse enigma, a solução é encontrada a partir da união da primeira letra de todas as palavras da frase. Elas ao mesmo tempo indicam a quantidade e o nome dos itens. A imagem indica para onde levar. Com base nisso, ficaria dessa forma.

Sem experiência, invade seu esconderijo secreto, pedindo aquilo dado aos soldados de Essim. Basta reconhecer o nome zelado, enfim.
R= Seis espadas de bronze

Um minuto é sempre corrido, um dia ou dois engrandecem muito. Aqueles de espírito inquieto repousarão aqui.
R= Um escudo de madeira

Dois universos afora, somente aqueles realmente maduros alcançam destaque. Unindo recursos, aventureiros superam desafios e descobrem um elo novo de experiência.
R= Duas armaduras de duende. 

Tente encontrar pistas em guildas. Um enigma impossível é sempre solucionado afinal. Não adie o enfado, utilize métodos abstratos, pense, invente, solucione, trabalhe, alcance.
R= Te peguei essa. Nao e uma pista.

Após encontrar os itens vá ao castelo dos Cavaleiros Brancos em Faladore e entregue-os ao Sir. Vyvin. Depois retorne a Avalani para obter a sua recompensa. Parabéns todos os seis enigmas foram cumpridos.

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário