terça-feira, 2 de agosto de 2011

Fortaleza dos Clãs - Conhecimentos básicos



Imagem do website após o lançamento da Fortaleza dos Clãs
A última atualização para Runescape neste mês foi lançada: a Fortaleza dos Clãs. A Fortaleza dos Clãs é um local com grande capacidade de personalização e realização de vários tipos de eventos que podem ser criados por um clã.

Início

Para iniciar, é necessário falar com Avalani no Acampamento dos Clãs para que se inicie um ritual de união do clã com a fortaleza. Para realizar o ritual será necessário pelo menos 5 jogadores de um clã e que sejam membros. Após o ritual jogadores poderão acessá-la através do portal presente no Acampamento dos Clãs. Jogadores F2P (mesmo sendo membros de um clã que tenha uma fortaleza) não terão acesso a esse recurso e por enquanto a Fortaleza está limitada a apenas os servidores ingleses.
Ao entrar na fortaleza, os jogadores irão notar que ela estará enfeitada com a insígnia e as cores do clã. Ao abrir a tela da cidadela (que fica no lugar do Mapa Geral) você poderá ver pontos de teleporte simbolizados com a letra "T". Ao clicar sobre eles, o jogador será teleportado para o local pretendido.
Se em algum momento, o clã estiver com menos de 4 jogadores, a Fortaleza se torna inacessível até o momento em que o número mínimo exigido de 5 jogadores seja cumprido.

Período probatório

Jogadores do clã deverão ter um período probatório que deverão aguardar para participar na contribuição dos recursos sendo que esse período é 1 semana. Os jogadores que estiverem nesse status poderão verificar o tempo probatório na fortaleza. A exceção para essa regra ocorre:

  • Se o jogador foi um dos cinco que participaram do ritual feito por Avalani. Esse jogador ganhará poderes integrais e não terá de passar pelo período probatório;
  • Se o jogador afiliou-se ao clã no espaço de 1 mês desde a criação da fortaleza do clã em questão. Jogadores que entraram no clã nesse período não terão de passar pelo período probatório.
Mantendo e aperfeiçoando a fortaleza

A fortaleza é um ótimo local para encontro com membros do seu clã, mas também é um local que gera compromissos e obrigações que devem ser divididas entre os membros do clã. Com base nisso, a fortaleza apresenta um custo de manutenção semanal que deve ser satisfeito (caso contrário a fortaleza irá decair e é possível até perder classes). Não é necessário moedas para manutenção e sim esforços por parte dos membros para gerar recursos que gerem a manutenção dos itens construídos.
Vários lotes de habilidade podem ser construídos a partir do uso do mapa geral da fortaleza. Ali os recursos podem ser acumulados para que depois possam ser usados na criação de itens melhores e que darão maior destaque a fortaleza. Não há requerimentos ou itens específicos que sejam usados nesses lotes de habilidades. Para aqueles que conseguirem administrar a fortaleza, há opções de aperfeiçoamento da fortaleza em até sete classes. O clã terá acesso a uma área mais vasta com locais melhores, melhores lotes de habilidade, maior poder de customização, mas também isso aumentará o custo de manutenção semanal.

Ilha da fortaleza dos clãs na classe 1.
Ponto azul = Campo de batalha
Ponto lilás = Quadro de avisos
Ponto roxo = Bandeira do clã
Ponto vermelho = Barraca
Ponto amarelo = Portal
Acima está um exemplo de uma ilha de fortaleza que pode ser customizada. Quanto maior a classe da fortaleza maior é o nível de customização.

Interface do mapa

Ao abrir a interface do mapa (localizado no lugar do mapa geral), o jogador poderá acessar uma série de opções e analisar o atual layout (formato da ilha) usado pelo clã. A explicação será divida entre o lado esquerdo e direito do mapa.
Características da  interface
Direita:

  1. Na parte superior esquerda há o tempo para a próxima construção da fortaleza (build tick). Nessa figura falta 6 dias, 1 hora e 1 minuto;
  2. Na parte superior direita há um contador indicando o número de membros atualmente no clã. Nessa figura, o mapa indica 1 pessoa;
  3. Abaixo do tempo de construção da fortaleza (build tick), há o icone do mapa geral do Runescape que pode ser acessado;
  4. Ao lado direito do ícone do mapa geral, há as informações do mapa na semana atual e como clã pretende deixá-lo na semana seguinte. Basta clicar nos botões para verificar a alteração de layouts;
  5. Na parte central há o formato atual da ilha (layout). Dentro desse formato, há botões com a letra "T" espalhados que permitem um teleporte para a área desejada. Isso oferece um acesso mais rápido a diversas áreas da ilha.
Esquerda:
  1. Na parte superior há uma série de opções que permitem diversas ações sendo que algumas somente podem ser feitas por pessoas que tem um status apropriado de configuração. Ao abrir o mapa. automaticamente irá abrir a opção da interface do mapa (com o ícone da casa vermelha) que oferece os tipos de layouts disponíveis. Posteriormente será falado das outras opções;
  2. Na parte superior direita e abaixo da série de opções, há os botões de mudança do tempo. Ali, o jogador pode escolher entre um cenário de dia (ícone do sol) e noite (ícone da lua);
  3. Na parte central há a opção de escolha entre layouts da ilha. Nessa figura há quatro formatos diferentes de layouts acessíveis. Abaixo há a opção de "Selecionar layout/Select layout" ou "Reverter/Revert".
Interface geral de um mapa classe 1
É bom observar que a alteração do layout apenas muda a localização das construções e o formato da ilha. A alteração não irá acrescentar ou diminuir o número de bem-feitorias feitas pelo clã. Como informado antes, as alterações de layout ou de clima (dia e noite) somente terão efeito após o próximo tempo de construção (build tick) programado. 

Interface de construção

A interface de construção é a segunda a aparecer da esquerda para direita e é marcada por um ícone de três casas com telhado vermelho. Aqui, os jogadores do clã (aqueles com certo grau de autorização) podem realizar a solicitação de melhorias (upgrades), analisar as estruturas que podem sofrer deterioração (downgrade) e verificar a lista de estruturas que necessitam de manutenção (upkeep). O item e a quantidade deles também é mostrada aqui. A explicação será dividida entre os lados direito e esquerdo como foi feito na interface acima.

Características da interface
Direita:
  1. Na parte superior direita, há o tempo para a próxima construção da fortaleza (build tick). Na figura abaixo está sendo registrado 6 dias e 53 minutos;
  2. Na parte superior esquerda há o contador indicando o número de membros atualmente no clã. Na figura abaixo está sendo registrado 1 pessoa;
  3. Abaixo do tempo de construção, há duas setas em que uma indica a direita e outra indica a esquerda. Elas funcionam como alternador entre as páginas das estruturas/lotes que serão construídas/melhoradas. A seta abaixo do contador fecha a página atual e retorna ao layout estabelecido pelo clã (mapa geral).
  4. Na parte central, há informações sobre os recursos necessários e a quantidade de cada um deles para que seja paga a manutenção (upkeep) ou que seja feita as melhorias (upgrade). Para jogadores com alto nível no clã, é possível acessar os botões "Buy/Comprar" e "Cancel/Cancel". A opção comprar permite que uma ação seja feita no próximo período de construção/build tick e a opção cancelar permite que uma ordem seja cancelada até o período próximo da construção. Por último no lado direito da parte central, há opções que permitem a verificação de algumas páginas. Entre elas está:
    • Manutenção/Upkeep: Simbolizada pelo botão "$" na imagem, aqui é possível verificar o número de estruturas e lotes de habilidades que precisarão de manutenção e a quantidade de cada item. É necessário que o clã consiga reunir os recursos para que a estrutura não deteriore no próximo período de construção;
    • Melhoria/Upgrade: Simbolizada pela seta para cima na imagem, aqui é possível aperfeiçoar lotes de habilidade ou construções dentro da ilha. Por período de construção/build tick, é possível melhorar até 4 construções diferentes sendo possivel melhorar até 2 lotes de habilidade e outras duas construções. Na figura abaixo, para obter o lote de habilidade "Firemaking Kiln classe 1" será necessário 300 timbers e 500 stones;
    • Deterioração/Downgrade: Simbolizada pela seta para baixo, aqui é possível analisar as estruturas ou lotes de habilidades que correm risco de perder classe caso não seja obtido o número estabelecido de recursos;
    • Informação: Simbolizado pela letra "i", é um botão que dá acesso a job list. A job list ou lista de trabalho é uma série de itens que serão construídos pelo clã.  Ali é possível verificar a porcentagem cumprida e o número de recursos que faltam para obter aquela estrutura.  
Esquerda:
  1. Na parte superior há a barra de opções disponíveis de alteração e configuração. A interface de construção é a segunda da esquerda para a direita sendo simbolizada por três casas com telhado vermelho;
  2. Na parte central, há detalhes sobre as estruturas ou lotes de habilidades que podem ser construídas ou melhoradas. Ao selecionar um deles, abrirá a parte direita da interface com as informações sobre o objeto selecionado;
Interface de construção aberta
É bom observar que as mudanças de classe de uma estrutura ou lote de habilidade deve ser igual ou menor ao da Citadel/Fortaleza. Por exemplo não é possível construir um lote de habilidade classe 6 se a fortaleza tem apenas classe 5.

Interface de customização

A interface de customização é simbolizada pelo ícone da "chave inglesa" e nela jogadores poderão inserir dentro da ilha objetos específicas em um local ou ainda aperfeiçoar aquele objeto dando maior efeito estético a fortaleza. Cada objeto específico exigirá um número de recursos a ser construídos e quanto mais complexo for o objeto, maior será a quantidade de recursos necessários. Como nas outras interfaces, a explicação será dividida entre as áreas esquerda e direita.

Características da interface

Direita:

  1. Na parte superior esquerda está o tempo restante para a próxima construção (build tick). Na figura abaixo, está indicando que falta 6 dias e 53 minutos para a próxima construção;
  2. Na parte superior direita está o contador de pessoas atualmente no clã. Na figura abaixo, está indicando que há 1 pessoa no clã;
  3. Abaixo do próximo período de construção, irá aparecer o nome do item escolhido na parte esquerda da interface;
  4. Abaixo do nome, há uma barra em que há 3 tipos de customização: a básica, média e a grandiosa. Quanto maior o nível de customização, maior é o número de recursos necessários para construí-lo. Na figura abaixo foi escolhido a opção média do item "Combat Pillar".
  5. Na parte central irá aparecer a quantidade necessária para aquele item. Para objetos mais complexos, jogadores terão de combinar várias partes para chegar a um objeto final que será construído no próximo período de construção/build tick. Após selecionado o item, irá aparecer o total de recursos necessárias e o botão para a ordem de compra. Na figura abaixo aparece a informação de que o jogador selecionou o item "Combat Pillar" nível médio que custa 10000 stones e 2000 metal bars. O total por ser de um única parte é igual a quantidade do item.
Esquerda:
  1. Na parte superior aparece a barra de opções disponíveis de configuração e alteração. A interface de customização é a terceira da esquerda para a direita e é simbolizada pelo ícone da chave inglesa;
  2. Abaixo da barra de opções, aparece os botões com os espaços "1", "2" e "3". A cada semana é possível realizar apenas 3 customizações diferentes sendo que o jogador deverá solicitar cada customização em um espaço diferente. Na figura abaixo está sendo solicitada a customização no espaço 2.
  3. Na parte central da interface irá aparecer os itens que podem ser construídos em um ponto da ilha. Na figura do mapa da ilha é possível encontrar vários pontos de customização/ hotspots (no mapa são pontos vermelhos) onde é possível inserir um novo objeto. De acordo com a localização do ponto de customização no mapa, o jogador poderá escolher entre algumas opções disponíveis de objetos. Na figura abaixo, o jogador poderá escolher entre os itens "Combat Pillar", "Combat Statue" e " Weapon Rack". 
Interface de customização aberta

Interface de recursos

A interface de recursos é a área onde o jogador pode verificar se a contribuição está ocorrendo de maneira correta e se os recursos podem pagar os custos de manutenção, os custos de melhoria/upgrade e se há o risco de perder itens por excesso de coleta. A explicação como nas outras interfaces, será dividida em esquerda e direita.

Características da interface

Direita:

  1. Na parte superior esquerda irá aparecer o tempo restante para a próxima construção/build tick. Na figura abaixo está indicando que falta 6 dias e 53 minutos para o próximo build tick;
  2. Na parte superior direita, irá aparecer o contador de pessoas atualmente no clã. Na figura abaixo está indicando que há 50 pessoas no clã;
  3. Abaixo do contador, há a área de verificação de uma meta primária/target primary. Ali pode ser verificado a meta definida por um jogador com nível alto para um determinado recurso. Para descobrir se há meta primária, o jogador deve clicar no recurso e depois ver se há ou não um valor estipulado. Na figura abaixo, foi selecionado o recurso Minions e verificado que ainda não há meta primária para este recurso;
  4. Abaixo da área de verificação, há a área de definição da meta primária. Aqui jogadores poderão estipular um determinado número a ser obtido por todos no clã. Para fazer isso, o jogador deverá escolher um recurso, digitar a meta primária do clã e depois clicar no botão "Set/Definir". Para jogadores não qualificados (como o jogador da imagem abaixo), o botão Set estará inativo;
  5. Abaixo da área de definição da meta primária há uma legenda explicando a parte esquerda da interface. A barra vermelha indica o recurso necessário para a manutenção. A barra amarela indica o recurso que será usado para as melhorias/upgrades da fortaleza. A barra verde indica os recursos que não serão usados pelo clã e a seta azul indica a meta primária na barra. Caso a seta seja ultrapassada pela barra, isso indica que o clã já conseguiu a meta primária definida.
Esquerda:
  1. Na parte superior da tela está a barra de opções de configuração e customização. A interface dos recursos é a quarta da esquerda para a direita sendo representada pelo ícone de uma tabela de barras coloridas com uma linha verde acima;
  2. Na parte central à esquerda, estão as figuras dos dez tipos de recursos que um jogador poderá acumular.  Entre eles estão: timbers (madeiras), stone (pedra) , charcoal (carvão), ore (minério) , metal bar (barra de metal), precious ore (minério precioso), precious metal bar (barra de metal preciosa), cloth (tecido) , ration (provisões) e minion (favorito). Cada um deles pode ser acessado de acordo com a evolução de sua fortaleza e dos seus lotes de habilidades. Depois do ícone do recurso, aparece a quantidade já obtida pelo clã no período. Na figura abaixo o clã tem acesso a todos os recursos cada um com 5000 em quantidade (exceto no recurso ration/provisões onde há 5003);
  3. A direita da quantidade dos recursos existe uma barra que indica a quantidade obtida pelo clã e se ela atende às necessidades de manutenção, melhorias e customização que o clã quer fazer para aquela semana. Compondo a barra principal existe três barras coloridas. Entre elas estão:
    • Barra vermelha: É a barra que indica a quantidade necessária para os custos de manutenção daquela semana. Caso a barra principal esteja totalmente vermelha isso indica que o clã ainda não conseguiu o valor mínimo para manter as construções e lotes conquistados correndo o risco de deteriorá-los ou até da perda da classe deles;
    • Barra amarela: É a barra que indica a quantidade necessária para os custos de melhorias para aquela semana. Aqui inclui as ordem de upgrades de estruturas, construção de novos lotes de habilidade e os objetos de customização da fortaleza;
    • Barra verde: É a barra que indica a quantidade ociosa de recursos que não será usada nem para manutenção nem para upgrades. Para evitar que grandes clãs empilhem quantidades imensas de recursos e depois fiquem semanas sem coletar, a Jagex colocou uma quantidade máxima que pode ser armazenada no armazem/storehouse de cada clã e que dependerá da classe do armazém/storehouse para maior armazenaento. O limite de recursos será:
      • Armazém/Storehouse classe 1: Limite de 1000 recursos 
      • Armazém/Storehouse classe 2: Limite de 1200 recursos
      • Armazém/Storehouse classe 3: Limite de 1400 recursos
      • Armazém/Storehouse classe 4: Limite de 1700 recursos
      • Armazém/Storehouse classe 5: Limite de 2000 recursos
      • Armazém/Storehouse classe 6: Limite de 2350 recursos
      • Armazém/Storehouse classe 7: Limite de 2700 recursos
Caso o limite do armazém seja superado, os recursos a mais serão eliminados do jogo.

Interface de recursos de um clã
Fontes:
Game Guide/Citadels (only members)/The basics
Game Guide/Citadels (only members)/Skilling plots

Imagens
Game Guide/Citadels (only members)/The basics

2 comentários:

  1. o meu n entendi bem eu esperei uma semana com minha fortaleza ai ele fez um upgrade sabe mudo os mapas mas não veio nenhum lote novo pode me explicar? eu esperava o lote de mineração

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  2. É bem provável que o chefe do clã não tenha inserido o lote de mineração como meta a ser atingida naquela semana ou então os jogadores não juntaram recursos suficientes para obter o novo lote. Por último, para obter o lote de mineração, é necessário que no mínimo a fortaleza esteja na classe 2 há pelo menos uma semana para que o lote de mineração seja liberado para compra.

    Espero ter ajudado!

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