sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pesca

Introdução
Pesca é uma habilidade que permite pescar peixes no jogo. Quanto maior esse nível, melhor será o peixe pescado. É uma habilidade que anda acompanhada com culinária e que é muito útil para jogadores que querem ter uma reserva de comida para posterior treinamento. Para estar no ranking dessa habilidade é necessário ter no mínimo lvl. 58 em pesca. Até 24 de maio de 2011, 64.971 jogadores tinham conseguido obter lvl. 99 nessa habilidade.

Instrumentos de pesca
Dentro do jogo, há várias formas de treinar pesca sendo que cada forma de pescar exige um equipamento diferente. Entre os equipamentos de pesca estão:

Puçá para lagostim
É usado especificamente para capturar lagostins. Esse instrumento de pesca é mais utilizado por jogadores iniciantes em pesca devido a pouca xp oferecida por cada lagostim capturado.

Rede de pesca pequena
É usado para capturar diversos tipos de peixes e há maior variedade de pontos de pesca em que é usado esse item. 

Vara de pesca
É usado em vários locais de pesca e para pescar vários tipos de peixes. Alguns pontos de pesca estão existentes em docas de Karamja, vila Draynor, Al-Kharid, Shilo ou lago da Aldeia dos videntes. Nessa modalidade de pesca, além da vara, são necessárias iscas de pesca para capturar o peixe. É gasto uma isca de pesca a cada peixe capturado.

Rede de pesca grande (membros)
Outra modalidade de pesca, há vários pontos de pesca ao redor do jogo que usam esse instrumento. Entre eles pode se destacar Catherby, Relekka e Guilda dos pescadores. É exigido no mínimo lvl. 16 em pesca para usá-lo. Com ela pode ser obtida cofres, ostras, cavalinha, bacalhau e garoupa.

Pesca com isca artificial
É uma modalidade de pesca feita somente em rios e que exige uma vara de pesca artificial mais penas que podem ser compradas em lojas de pesca ao redor do mundo. Há pontos de pesca em mundos livres no rio Lum e Aldeia bárbara enquanto que em mundos membros é possível pescar no rio de Ardonha e no lago da Aldeia dos videntes. Exige lvl. 20 em pesca para usar essa modalidade de pesca.

Arpão
É uma modalidade de pesca onde jogadores podem capturar peixes através de golpes de arpão na água. Em mundos livres, há pontos de pesca somente em Karamja enquanto que em mundos membros há mais locais como Catherby, Guilda de pesca, Rellekka e Brimhaven. Exige lvl. 35 em pesca para começar a usar esse tipo de instrumento.

Puçá de lagosta
Parecido com os puçás de lagostim, nessa modalidade de pesca, o jogador deverá usar esse item para capturar lagostas. Em mundos livres, há somente pontos de pesca em Karamja enquanto que em mundos membros há pontos de pesca na Guilda dos pescadores, Catherby, Rellekka e Brimhaven. É exigido lvl. 40 em pesca para usar esse item.

Arpão de argila sagrada (membros)
Igual a um arpão, é obtida na atividade "Criações Profanas" como recompensa. Com esse item é possível obter o dobro de experiência em pontos de pesca. O arpão tem cargas que irão decrescer com o passar do tempo. Após as cargas chegar a 0, o arpão se torna pó e o jogador necessitará obter outro. Exige lvl. 40 em pesca para ser usado.

Arpão volátil (membros)
Igual a um arpão de argila sagrada é obtida na atividade "Criações Profanas" como recompensa. Diferente da versão normal, na versão volátil o item é obtido de forma aleatória. O arpão volátil oferece 220% de experiência (enquanto que o arpão de argila sagrada oferece 200%). Também tem cargas e quando as cargas chegam a 0, o arpão se torna pó. Exige lvl. 40 em pesca para ser usado.

Vara de pesca pesada (membros)
Pode ser usada a partir de completar determinada parte do treinamento de pesca bárbaro. Exige uma vara de pesca pesada (é obtida ao vasculhar a cama da casa de Otto) e penas. Nessa modalidade de pesca é possível pescar trutas, salmões e esturjões saltitantes que embora não possam ser usados em culinária podem ser cortados para fazer novas iscas ou para obter ovas de peixe/caviar (esturjão somente). É exigido lvl. 48 em pesca para usá-lo.

Vasilha de pesca de karambwan (membros) 
Usada somente para pescar karambwan, é necessário além da vasilha um karambwanji cru para usar como isca. Karambwanji são pescados em um lago próximo a Tai Bwo Wannai enquanto que karambwan são pescados no litoral nordeste de Karamja. É necessário completar a missão "A trinca de Tai Bwo Wannai" para pescá-lo e o acesso ao local fica mais fácil se jogadores fizerem a missão "Conto de fadas II" (acesso aos anel de fada próximo ao ponto de pesca). é exigido lvl. 62 em pesca para usar esse instrumento de pesca.

Luvas de peixe espada (membros)
Obtida como recompensa da atividade "Punho de Guthix" é comprada por 200 moedas do Punho de Guthix. Oferece 100 xp adicionais a cada peixe espada capturado sendo que a experiência extra ocorre até o limite de 1000 peixes espadas capturados. Depois disso, as luvas se transformam em pó. A experiência adicional das luvas pode ser acumulada com os efeitos do arpão de argila sagrada que chega a oferecer 300 xp em pesca. Exige lvl. 65 em pesca para ser usado.

Pequena rede de pesca (membros)
Obtida após completar a missão "Presa mortal" é basicamente uma pequena rede de pesca que pode ser equipada e que economiza um espaço na mochila. Exige lvl. 70 em pesca mais a missão cumprida para ser usada.

Grande rede de pesca (membros)
Obtida após completar a missão "Presa mortal" é basicamente uma rede de pesca grande que pode ser equipada e que economiza um espaço na mochila. Exige lvl. 70 em pesca mais a missão cumprida para ser usada.

Vara de pesca oleosa (membros)
Pode ser usada a partir de certa parte da missão "A missão dos heróis" onde é ensinado como criar uma vara de pescar que é a prova de lava. É necessário usar óleo de baba de blamiche a uma vara de pesca normal. Esse óleo pode ser comprado com Gerrant, proprietário da loja de pesca de Porto Sarim.

Luvas de tubarão (membros)
Obtida como recompensa da atividade "Punho de Guthix" é comprada por 200 moedas do Punho de Guthix. Oferece 100 xp adicionais a cada tubarão capturado sendo que a experiência extra ocorre até o limite de 1000 tubarões capturados. Depois disso as luvas se transformam em pó. A experiência adicional das luvas podem ser acumuladas com os efeitos do arpão de argila sagrada. Exige lvl. 90 em pesca para ser usado.

Peixes
Abaixo a lista de peixes que podem ser capturados pelo jogador em Runescape.

Lagostim
Nível exigido: 1
Instrumento: Puçá para lagostim
Experiência: 10 xp
É geralmente pescado por jogadores iniciantes na área. Há pontos de pesca perto da igreja de Lumbridge e na costa de Lumbridge a Draynor. Recupera 10 pontos de vida quando assado.

Camarão
Nível exigido: 1
Instrumento: Rede pequena de pesca
Experiência: 10 xp
Geralmente é encontrado em costas marítimas. Igual ao lagostim, recupera 10 pontos de vida quando assado.  

Sardinha
Nível exigido: 5
Instrumento: Pesca com vara de pesca
Experiência: 20 xp
É obtido em pontos de pesca marítimos. Recupera 40 pontos de vida quando assado.

Karambwanji
Nível exigido: 5
Instrumento: Rede de pesca pequena
Experiência: 5 xp
É encontrado somente em um lago a noroeste de Shilo sendo necessário completar a missão "A trinca de Tai Bwo Wannai" para começar a pescar esse peixe. Esse peixe é usado como isca de pesca para karambwans.

Arenque
Nível exigido: 10
Instrumento: Vara de pesca
Experiência: 30 xp
Pode ser pescado em qualquer local onde a vara de pesca pode ser usada dentro do jogo. Recupera 50 pontos de vida quando  assado.

Anchovas
Nível exigido: 15
Instrumento: Rede de pescar pequena
Experiência: 40 xp
Igual ao camarão é pescado em costas marítimas. Recupera 10 pontos de vida quando assado.

Cavalinha (membros)
Nível exigido: 16
Instrumento: Rede de pescar grande
Experiência: 20 xp
Primeiro peixe que pode ser capturado por uma rede de pescar grande. Recupera 60 pontos de vida quando assado.

Truta
Nível exigido: 20
Instrumento: Vara de pesca artificial
Experiência: 50 xp
Primeiro peixe que pode ser capturado através do método de pesca com isca artificial. Recupera 70 pontos de vida quando assado.

Bacalhau (membros)
Nível exigido: 23
Instrumento: Rede de pescar grande
Experiência: 45 xp
Somente pode ser capturado com redes de pescar grande. Recupera 70 pontos de vida quando assado.

Lúcio
Nível exigido: 25
Instrumento: Vara de pescar
Experiência: 60 xp
É capturado em pontos de pesca localizados nos rios de Runescape. Recupera 80 pontos de vida quando assado.

Enguia viscosa (membros)
Nível exigido: 28
Instrumento: Vara de pescar
Experiência: 65 xp
É capturado em pontos de pesca ao redor do pântano de Mort Myre ou nas cavernas do pântano de Lumbridge. Pode recuperar de 60-100 pontos de vida quando assado.

Salmão
Nível exigido: 30
Instrumento: Vara de pesca artificial
Experiência: 70 xp
É capturado nos pontos de pesca localizados nos rios de Runescape. Recupera 90 pontos de vida quando assado.

Ovas de rã (membros)
Nível exigido: 33
Instrumento: Rede de pescar pequena
Experiência: 75 xp
É capturado nas cavernas do pântano de Lumbridge. Recupera 30-60 pontos de vida quando assado.

Atum
Nível exigido: 35
Instrumento: Arpão
Experiência: 80 xp
É um peixe capturado em pontos de pesca de puçá/lagosta. Em mundos não membros, há somente um ponto de pesca em Karamja. Recupera 100 pontos de vida quando assado.

Peixe arco-íris (membros)
Nível exigido: 38
Instrumento: Vara de pesca artificial
Experiência: 80 xp
É um peixe capturado em pontos de pesca onde a vara de pesca artificial pode ser usada. Diferente dos outros peixes, ele somente é pescado a partir do uso de penas listradas obtidas ao caçar um pássaro específico durante a habilidade pesca. Recupera 110 pontos de vida quando assado.

Enguia da gruta (membros)
Nível exigido: 38
Instrumento: Vara de pesca
Experiência: 80 xp
Igual a enguia viscosa, somente pode ser capturado em pontos de pesca nas cavernas do pântano de Lumbridge. Recupera 70-110 pontos de vida quando assado.

Lagosta
Nível exigido: 40
Instrumento: Puçá de lagosta
Experiência: 90 xp
É pescado em pontos de pesca onde puçá/arpão podem ser usados. Em mundos não membros há somente pontos de pesca em Karamja. Recupera 120 pontos de vida quando assado.

Garoupa (membros)
Nível exigido: 46
Instrumento: Rede de pesca grande
Experiência: 100 xp
Somente pode ser pescado em pontos de pesca onde é possível utilizar redes de pesca grande. Recupera 130 pontos de vida quando assado.

'Grande garoupa (membros)'
Nível exigido: 46
Instrumento: Rede de pesca grande
É um prêmio que pode ser colocado na casa dos jogadores como troféu. É um item difícil de ser capturado e o "Anel da Riqueza" não aumentará as chances de obtê-lo. Esse item não pode ser assado como os demais peixes.

Truta saltitante (membros)
Nível exigido: 48 em agilidade, 15 em agilidade e 15 em força
Instrumento: Vara de pesca pesada
Experiência: 50 xp em pesca, 5 xp em força, 5 xp em agilidade
É o primeiro peixe que pode ser capturado ao usar a vara de pesca pesada. É necessário fazer o treinamento bárbaro de pesca para pescar esse peixe. Não pode ser assado, mas se usado uma faca no peixe, é possível obter o item "Ovas de peixe" que oferece 10 xp em culinária. Para capturá-lo pode ser usado tantos iscas de pesca quanto as penas.

Peixe-espada
Nível exigido: 50
Instrumento: Arpão
Experiência: 100 xp
É o último peixe que um jogador não membro pode capturar. Pode ser capturado em pontos de pesca onde o arpão pode ser utilizado. Recupera 140 pontos de vida quando assado.

'Peixe-espada gigante (membros)'
Nível exigido: 50
Instrumento: Arpão
É um prêmio que pode ser colocado na casa de jogadores como troféu. É um item raro de ser obtido e o "Anel da Riqueza" não aumentará as chances de obtê-lo. Esse item não pode ser assado como os demais peixes.

Enguia da lava (membros)
Nível exigido: 53
Instrumento: Vara de pesca oleosa (a adicionar)
Experiência: 30 xp
É um "peixe" capturado em "pontos de pesca" onde há lava como no Labirinto de Lava (Terras Selvagens) ou no calabouço de Taverley próximo aos dragões azuis e demônios negros. É necessário ter completado parte da missão "Guilda dos heróis" para ter acesso a vara de pescar oleosa. Recupera 110 pontos de vida quando assado.

Salmão saltitante (membros)
Nível exigido: 58 em pesca, 30 em força, 30 em agilidade
Instrumento: Vara de pesca pesada
Experiência: 70 xp em pesca, 6 xp em força, 6 xp em agilidade
Igual a truta saltitante, é necessário fazer treinamento bárbaro até a parte de pesca para aprender a pescar esse peixe. Não pode ser assado como os demais peixes, mas dele pode ser retirado o item "Ovas de peixe" (ao usar uma faca no peixe) que é utilizado na confecção de poções bárbaras. Ao fazer isso, o jogador obtém 10 xp em culinária.

Tamboril (membros)
Nível exigido: 62
Instrumento: Rede de pesca pequena
Experiência: 120 xp
É um peixe que somente pode ser pescado após completar a missão "O canto do cisne". No jogo há somente pontos de pesca para esse peixe em Porto Piscatoris. Muitos pescadores optam por treinar nesse peixe por que ele oferece considerável quantidade de xp por hora e ao mesmo tempo há um banco próximo onde eles podem ser armazenados. Recupera 140 pontos de vida quando assado.

Karambwan (membros)
Nível exigido: 65
Instrumento: Vasilha de pesca de karambwan
Experiência: 105 xp
É um peixe que pode ser somente pescado no litoral nordeste de Karamja e necessita da missão "A trinca de Tai Bwo Wannai" para ser capturado. Como isca é necessário colocar karambwanjis na vasilha de pesca de karambwan para atraí-lo. Diferente dos outros peixes, ao assá-lo, o karambwan pode ser mal passado ou bem passado. Jogadores que desejarem a versão mal passada, serão envenenados ao comerem o peixe, mas poderão usá-lo junto com um pilão para retirar um veneno específico que pode ser usado em lanças e hastas. Karambwans bem passados podem ser comidos por jogadores sem que ele seja envenenado. Recupera 180 pontos de vida quando assado.

Esturjão saltitante (membros)
Nível exigido: 70 em pesca, 45 em força e 45 em agilidade
Instrumento: Vara de pesca pesada
Experiência: 80 xp em pesca, 7 xp em agilidade, 7 xp em força
É o melhor peixe que pode ser capturado no modo de pesca bárbaro sendo necessário completar a parte de pesca de treinamento bárbaro para capturar esse peixe. Não pode ser assado como os demais peixes, mas dele pode ser retirado o item "Caviar" (ao usar uma faca no peixe) que posteriormente é utilizado na criação de poções bárbaras. Ao fazer isso, o jogador obtém 10 xp em culinária.

Tubarão (membros)
Nível exigido: 76
Instrumento: Arpão
Experiência: 110
Pescado em locais onde o arpão é permitido. Recupera 200 pontos de vida quando assado.

Tubarão gigante (membros)
Nível exigido: 76
Instrumento: Arpão
É um prêmio que pode ser colocado na casa de jogadores como troféu. É um item raro de ser obtido e o "Anel da Riqueza" não aumentará as chances de obtê-lo. Esse item não pode ser assado como os demais peixes.

Tubarão nobre (membros)
Nível exigido: 76
Instrumento: Arpão
Experiência: 110 xp
É obtido ao tomar poções jujus de pesca que permite que jogadores capturem esse tipo de tubarão em um terço das chances de obter um tubarão. Esse peixe não pode ser trocado/vendido nem estocado em familiares. Recupera 200 pontos de vida quando assado mais 10 pontos de vida por segundo durante 10 segundos. No total o jogador irá receber 300 pontos de vida ao comer um desses tubarões.

Tubarão raivoso cozido (membros)
Não pode ser pescado e não existe mais no jogo. Existiu durante o tempo em que protodragões selvagens estavam nas Terras Selvagens e era um item deixado por aqueles que eram controlados por um JMod (em protodragões normais havia uma menor chance de se obtê-los). Tem o efeito de recuperar 230 pontos de vida quando o jogador estiver em combate e 280 pontos vida quando o jogador não estiver. Também funcionava como a oração "Proteção de Oração" em que, ao ser comido, jogadores poderiam proteger um item adicional se morressem até 1 minuto depois de ser consumido. Eles desapareceram do jogo no dia 28 de março de 2011.

Tartaruga do mar (membros)
Nível exigido: 79
Instrumento: Traineira de pesca
Experiência: 38 xp
É uma criatura obtida somente como prêmio da atividade "Traineira de pesca". Recupera 210 pontos de vida quando assado.

Arraia jamanta (membros)
Nível exigido: 81
Instrumento: Traineira de pesca
Experiência: 46 xp
É uma criatura obtida somente como prêmio da atividade "Traineira  de pesca". Recupera 220 pontos de vida quando assado.

Peixe das cavernas (membros)
Nível exigido: 85
Instrumento: Vara de pesca
Experiência: 300 xp
É encontrado somente na Caverna das Rochas Vivas na mina dos anões próximo de Faladore. Jogadores que vierem aqui deverão tomar cuidado com os monstros que rodeiam o local e que tem no mínimo lvl. 120 de combate. Recupera 200 pontos de vida quando assado além de aumentar uma habilidade aleatória em +2.

Corvina (membros)
Nível exigido: 90
Instrumento: Vara de pesca
Experiência: 380 xp
É encontrado somente na Caverna das Rochas Vivas. Diferentes de outros peixes pescados com vara, esse peixe exige minérios vivos como isca para ser pescado. Os minérios vivos podem ser obtidos ao matar uma rocha viva e minerar seus restos mortais. Recupera 230 pontos de vida quando assado podendo aumentar o seu número de pontos de vida máximo em até +100.

Treinamento de pesca  bárbara
O treinamento de pesca bárbara é uma espécie de minimissão em que jogadores aprendem novas formas de fazer algumas tarefas ou aprendem a criar novos itens em diversas habilidades. Fale com Otto em sua casa perto das Cataratas de Baxtorian. Na parte de pesca ele dará as seguintes informações:

Pesca com vara de pesca pesada
Ele iniciará informando sobre a vara de pesca pesada (toda vez que perdê-la haverá uma outra na cama da casa de Otto). Ele irá ensinar como pescar os peixes especiais que estão no lago próximo e que além do nível desejável de pesca será necessário ter determinado em nível em agilidade e força para capturá-los.

Entre os peixes possíveis de serem capturados estão:

Truta saltitante: Requer lvl. 48 em pesca, lvl. 15 em agilidade e lvl. 15 em força para ser pescado. Dele pode ser retirado ovas de peixe que podem ser usadas para a fabricação de poções bárbaras de nível inferior. É necessário usar uma faca no peixe para obter esse item e mais 10 xp em culinária.

Salmão saltitante: Requer lvl. 58 em pesca, lvl. 30 em agilidade e lvl. 30 em força para ser pescado. Dele pode ser retirado ovas de peixe que podem ser usadas para a fabricação de poções bárbaras de nível inferior. É necessário usar uma faca no peixe para obter esse item e mais 10 xp em culinária.

Esturjão saltitante: Requer lvl. 70 em pesca, lvl. 45 em agilidade e lvl. 45 em força para ser pescado. Dele pode ser retirado caviar para a fabricação de poções bárbaras de nível superior. É necessário usar uma faca no peixe para obter esse item e mais 10 xp em culinária.

Além disso, o jogador irá aprender a pescar alguns tipos de peixe sem a necessidade de usar arpão. O jogador irá usar somente as mãos para capturar os peixes.

Atum: Nessa modalidade de pesca bárbara, é requerido lvl. 55 em pesca e lvl. 35 em força para pescar atum. Jogadores receberão 70 xp em pesca mais 7 xp em força ao pescar um atum com sucesso.

Peixe-espada: Nessa modalidade de pesca bárbara, é requerido lvl. 70 em pesca e lvl. 50 em força para pescar peixe-espada. Jogadores receberão 100 xp em pesca mais 10 xp em força ao pescar um peixe-espada com sucesso.

Tubarão: Nessa modalidade de pesca bárbara, é requerido lvl. 96 em pesca e lvl. 76 em força para pescar tubarão. Jogadores receberão 110 xp em pesca mais 11 xp em força ao pescar um tubarão com sucesso.

Tubarão nobre: É requerido os mesmos níveis de pesca e força que um tubarão normal, mas é necessário tomar uma poção juju de pesca para começar a pescá-los.

Itens auxiliares em pesca
Urnas de pesca
Urna de pesca quebrada
Requer lvl. 2 em artesanato para ser feita. A urna fica cheia quando o jogador obtém 750 xp em pesca  e enquanto a urna estiver na mochila. Após estar cheia, o jogador poderá usá-la para obter 150 xp em pesca adicional. Somente é válido para peixes com nível de pesca inferior ou igual a 10.

Urna de pesca frágil
Requer lvl. 15 em artesanato para ser fabricada. A urna fica cheia quando o jogador obtém 1750 xp em pesca enquanto a urna estiver na mochila. Após estar cheia, o jogador poderá usá-la para obter 350 xp em pesca adicional. Somente é válido para peixes com nível inferior ou igual a 30.

Urna de pesca
Requer lvl. 41 em artesanato para ser fabricada. A urna fica cheia quando o jogador obtém 2500 xp em pesca enquanto a urna estiver na mochila. Após estar cheia, o jogador poderá usá-la para obter 500 xp em pesca adicional. Somente é válido para peixes com nível inferior ou igual a 50.

Urna de pesca forte (membros)
Requer lvl. 53 em artesanato para ser fabricada. A urna fica cheia quando o jogador obtém 3000 xp em pesca enquanto a urna estiver na mochila. Após estar cheia, o jogador poderá usá-la para obter 600 xp em pesca adicional. Somente é válido para peixes com nível inferior ou igual a 70. Essa urna oferece 20% a mais de experiência a cada peixe pescado.

Urna de pesca decorada (membros)
Requer lvl. 76 em artesanato para ser fabricada. A urna fica cheia quando o jogador obtém 9500 xp em pesca enquanto a urna estiver na mochila. Após estar cheia, o jogador poderá usá-la para obter 1900 xp em pesca adicional. Somente é válido para peixes com nível inferior ou igual a 96. Essa urna oferece 20% a mais de experiência a cada peixe pescado.

Aura Chamado do Mar (membros)
Obtido através do Programa de Lealdade dos Membros, é necessário 5000 pontos de lealdade para ser obtido. Aumenta as chances de pesca de peixe enquanto estiver ativa. A aura fica ativa por 1 hora e tem um tempo de recarregamento de 3 horas. É obtida com Xuan em Burthorpe.

Itens que aumentam temporariamente em pesca
Itens de evocação
Caranguejo de granito (membros)
Aumenta o nível de pesca em 1. Também de forma aleatória oferece bacalhaus, lúcios, alga marinha e ostras.

Ibis (membros)
Aumenta o nível de pesca em 3. Também de forma aleatória oferece atuns e peixes-espadas.

Lagosta de granito (membros)
Aumenta o nível de pesca em 4. Também de forma aleatória oferece peixes espadas e tubarões.

Outros
Torta de peixe (membros)
Aumenta o nível de pesca em 3. É feito através de uma truta cozida, bacalhau cozido, batata e uma forma de torta com massa. Exige lvl. 47 em culinária para ser feito.

Poção do pescador (membros)
Aumenta o nível de pesca em 3. É feito através do uso de um avantoé limpo e capim de cura em um frasco de água. Exige lvl. 50 em herbologia para ser feito.

Torta do almirante (membros)
Aumenta o nível de pesca em 5. É feito através do uso de um salmão cozido, atum cozido, batata e uma forma de torta com massa. Exige lvl. 70 em culinária para ser feito.

Fontes:
Runescape wiki (inglês)
RuneTip
Guia do Jogo/Habilidades/Pesca

Imagens
Runescape wiki (inglês0
Guia do jogo/Habilidades/Pesca
RuneTip

Nenhum comentário:

Postar um comentário